Por Luis Henrique Chaves dos Santos Em Alunos Atualizada em 24 NOV 2021 - 11H36

Qual a importância e por que se preocupar em preservar as abelhas nativas sem ferrão?

Devemos zelar por essa riqueza natural do nosso país

As abelhas contribuem enormemente para a manutenção das florestas e se elas forem extintas a reprodução de plantas silvestres ficará comprometida. Cerca de 90% das espécies de árvores da mata Atlântica dependem das abelhas nativas sem ferrão (ASF) para que possam manter sua espécie. Isso porque são elas que realizam a polinização de uma flor para outra, permitindo a fecundação delas e produção de sementes. Além desse trabalho as abelhas sem ferrão podem apresentar um papel estratégico na reconstituição de florestas tropicais, florestas primárias e na conservação de remanescentes florestais.

No Brasil existem cerca de 300 espécies de abelhas sem ferrão. Essenciais para a polinização de frutas, vegetais e vários grãos que usamos na nossa alimentação diária, como amêndoas, soja, tomate, berinjela, café e caju, maçã e pêssego. As abelhas estão desaparecendo do planeta, algumas espécies já estão sob risco de extinção global.

O cenário já é tão crítico que organizações como a ONU alertam para os riscos de escassez de alimentos por conta da mortalidade em massa de insetos polinizadores.

A previsão para o Brasil é de que a população de abelhas e outros polinizadores diminua em 13% até 2050, segundo análise da USP (Universidade de São Paulo).

Criar Abelhas
Criar Abelhas


A falta de conhecimento da população sobre a importância das abelhas para o meio ambiente, é muito prejudicial. Grande parte dessas pessoas não tem noção da diversidade de abelhas nativas, muito menos do seu importante papel para todo o ecossistema. E é muito comum casos de abelhas nativas que são mortas por serem confundidas com vespas, marimbondos e até outras espécies como a Apis mellifera (espécie que possui capacidade de ferroar), casos de pessoas que pensam que aquela colônia oferece perigo e aplicar venenos em spray ou colocam fogo. Pelo fato de ser comum, algumas espécies nidificam em furos de bloco nas casas, nos muros, caixas de correio, caixa de poste padrão de luz e etc..

Os perigos da falta de conhecimento também incluem a extinção de espécies e sérios danos ao meio ambiente. De acordo com o PNAN - (Programa Nacional Abelhas Nativas) o desaparecimento dessas abelhas causaria a extinção de boa parte da flora brasileira e de toda a fauna, assim como de todos os dependentes das espécies vegetais para alimentação.

Portanto, sua preservação é de extrema importância para a manutenção e saúde de nossa cadeia biológica. As abelhas devem ter um ambiente apropriado para cumprir seu papel polinizador, e assim garantir a continuidade das espécies de flores e plantas. Muitas das quais servem como fontes de alimento para outros animais, inclusive o homem.

Carlos Eduardo da Silva Oliva
Carlos Eduardo da Silva Oliva


DICA:

Viu um enxame de abelhas chegando em algum lugar, seja ele: árvore, caixa ou bloco na parede, na dúvida não se aproxime, não jogue água, não aplique nenhum tipo de veneno, não coloque fogo, isso pode ser pior ou você pode estar cometendo um crime ambiental.

Contate algum criador de abelhas da sua região pois ele pode te ajudar identificando se é uma abelha com ferrão, vespa, marimbondo ou se pode se tratar de uma espécie de abelha sem ferrão que escolheu o seu local para nidificar e fazer morada.

Vamos juntos preservar as abelhas nativas sem ferrão?

O que você achou? Já viu alguma colônia vivendo no muro do seu quintal, na árvore da praça? Você está preservando as abelhas nativas? Deixe seu comentário! Para saber mais, você também pode acessar @beeplacemeliponario no instagram.

Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.





Escrito por
escola elmano ferreira veloso
Luis Henrique Chaves dos Santos

2ª série A do ensino médio - Escola Estadual Elmano Ferreira Veloso - São José dos Campos, SP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.