Por Marina Gaeta | Colégio Poliedro Em Alunos Atualizada em 28 OUT 2020 - 18H52

Sobre as eleições municipais, leia!

Estude para as eleições, pois estamos escolhendo representantes que determinarão a qualidade da nossa vida cotidiana!

Estude para as eleições, pois estamos escolhendo representantes que determinarão a qualidade da nossa vida cotidiana!

As eleições vão definir quais serão os próximos prefeitos e vereadores das 5.570 cidades brasileiras. Elas ocorrem de 4 em 4 anos e os cidadãos devem votar diretamente nos candidatos de sua escolha. A disputa para o Legislativo tem apenas um turno, enquanto para o Executivo pode ter dois turnos, dependendo do número de habitantes de cada município.

Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, é realizado apenas um turno e ganha quem levar mais votos para prefeito. Diferente dessas, nos municípios que têm mais de 200 mil eleitores, existe a possibilidade de ter 2 turnos. Ganha no primeiro turno apenas o candidato que tiver 50% mais 1 dos votos, sem contar nulos e brancos. Caso não ocorra, acontecerá uma disputa entre os dois candidatos mais votados.

Quando ocorrerão as eleições municipais de 2020?

As eleições municipais acontecerão em 15 de novembro. O segundo turno está previsto para 29 de novembro.

Por que as eleições foram adiadas esse ano?

Em decorrência do período de pandemia que nos encontramos, era inviável que as eleições ocorressem em municípios que se encontram na fase vermelha. Portanto, o adiamento foi decretado por questões de segurança, ou seja, até que o crescimento de casos de Covid-19 esteja estabilizado.

Mas qual o papel de um prefeito, de um vice-prefeito e de um vereador?

O prefeito é o chefe do Poder Executivo e sua função principal é administrar uma cidade. Ele tem o poder de aplicar taxas e impostos que bancam obras, serviços e políticas que melhorem a vida nas cidades - o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), por exemplo, é o mais conhecido. Além disso, a prefeitura brasileira deve garantir o sistema de transporte público e boas condições de serviços de saúde, educação e formação da guarda municipal.

Já o vice-prefeito, tem a função de auxiliar o prefeito na atuação de suas demandas. Ele assume as funções do prefeito caso esteja indisposto por motivos de viagem ou licença. No entanto, isso não o faz menos importante, ele ainda pode colaborar muito na gestão pública, estando no segundo cargo mais próximo do poder.

Já o vereador é membro do Poder Legislativo, ou seja, ele cria, altera e extingue leis com o intuito de tornar a sociedade mais justa e democrática, além de fiscalizar as ações do Executivo (como e onde os recursos estão sendo aplicados). O vereador também ouve as reclamações e sugestões da população e as levam para prefeitura.

Como me preparo para eleições?

Antes de tudo, é importante que você tenha em mente seus valores e princípios para que consiga encontrar um candidato que defenda ideias análogas a sua. Depois disso, estude minuciosamente cada candidato da sua cidade, ou seja, analise não somente as propostas deles, mas também seu partido, como ele pensa, o financiamento da sua campanha, as experiências políticas e se ele gerou impactos positivos na sociedade. 

Parceria:





Com supervisão de Samuel Strazzer, jornalista do Grupo Meon.

Escrito por
Marina Gaeta (Arquivo Pessoal )
Marina Gaeta | Colégio Poliedro

Aluna do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Poliedro, em São José dos Campos

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.