Alunos

Stop Asian Hate

Qual a relação do movimento com o Brasil?

Stefany Kuwano (1) (Arquivo Pessoal)

Escrito por Stefany Kuwano

25 MAI 2021 - 15H33 (Atualizada em 27 MAI 2021 - 11H09)

Foto: Reprodução stop asian hate (Foto: Reprodução)

O movimento começou nos Estados Unidos e mobilizou pessoas do mundo todo através da internet com a hashtag “stop Asian Hate”, protestando contra a violência e o racismo contra asiáticos nos EUA.

A violência tanto verbal quanto física contra asiáticos nos EUA cresceu muito durante a pandemia. A ideia propagada pelo ex-presidente de que o país de origem do Covid-19 é culpado pelo vírus leva a pensamentos racistas, mesmo que tenham nascidos no país; com uma atenção especial a idosos que recebem este tipo de agressão com mais frequência.

Instituições como a comunidade Asiática-Americana e Ilha do Pacífico (AAPI) que contabilizam essas denúncias relataram quase 4.000 casos de vários tipos de agressão e que pode ser muito maior por conta de vítimas que nunca denunciaram seus casos. Muitas celebridades e empresas como Zara Larsson, Jay B e Blizzard apoiaram a causa através das redes sociais usando de sua influência para apoiar o movimento.

De acordo com o G1, o Brasil apresenta mais de 2,084 milhões de residentes de origem asiática apenas em 2010 e esse número cresceu muito desde a última década. Segundo o site Projeto Colabora, foi criada uma central de denúncias a assédio contra asiáticos pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) que já recebeu mais de 200 denúncias até o momento. Porém, estima-se que foram mais de 300 mil casos desde o início da pandemia.

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem.

Escrito por
Stefany Kuwano (1) (Arquivo Pessoal)
Stefany Kuwano

2ºD do Ensino Técnico em Publicidade - Colégio Univap Centro - São José dos Campos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.