Alunos

Troféu Jacarezinho: projeto da Academia Jacarehyense de Letras

“Sonho realizado, crianças produzindo, pequenas mãozinhas descrevendo um mundo melhor...” Sallete Granato

Foto Miguel (Arquivo pessoal)

Escrito por Miguel Lucas Silva de Assis

08 DEZ 2021 - 09H35

Reprodução

O Troféu Jacarezinho é um concurso voltado para as crianças de Jacareí, onde há duas categorias: verso e prosa. Os participantes desse concurso literário são contemplados com certificados, medalhas e os primeiros colocados com troféus.

O ano passado o concurso foi realizado com o tema “Minha casa virou escola”, pois foi o ano em que começamos a enfrentar a pandemia e nossas casas realmente viraram escolas. Para nos aprofundar mais no assunto, conversei com Salette Granato (Presidente da Academia Jacarehyense de Letras e idealizadora do Troféu Jacarezinho) e alunos premiados em 1º lugar no Troféu Jacarezinho 2020, Wagner Beltrão dos Santos (EMEIF Luiz Carlos Maiola Covre) e Helena Guisard Kam (Instituto Máximo de Educação).

Salette nos contou um pouco sobre como se sente sendo a presidente da Academia Jacarehyense de Letras e como surgiu o Troféu Jacarezinho. Muito emocionada, nos contou como foi participar da comissão julgadora do Troféu Jacarezinho com o tema “Minha casa virou escola”, ressaltando a importância do professor nesse momento de pandemia e a união com as famílias. Deu dicas para as crianças que gostam de escrever e disse “há sempre um texto para tocar alguém”.

A presidente fez a leitura do poema “Futuro Poético” que escreveu para o primeiro exemplar do livro com coletâneas do Troféu Jacarezinho: “Sonho realizado, crianças produzindo, pequenas mãozinhas descrevendo um mundo melhor, despertam seus amores. A vida não espera, construam um mundo melhor, do que nós e seus avós, um dia construímos...” E para finalizar, deixou uma mensagem “Não deixem de escrever! ”.

Conversei também com os alunos premiados em 1º lugar no Troféu Jacarezinho de 2020, Wagner na categoria verso e Helena na prosa. Os alunos contaram o que os motivou a participar desse concurso foi a professora e a vontade de passar por essa experiência. Falaram também sobre como foi essa experiência de estudar em casa, de forma remota durante a pandemia.

Finalizamos com Wagner e Helena fazendo a leitura de seus textos, premiados pelo Troféu Jacarezinho.

Logo abaixo, poderão acompanhar essa entrevista na íntegra. Lembrando que ela também foi exibida na FLIJ online, a Feira Literária de Jacareí, que ocorreu entre os dias 06 e 08 de dezembro.

Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.




Escrito por
Foto Miguel (Arquivo pessoal)
Miguel Lucas Silva de Assis

EMEF Profª Conceição Aparecida Magalhães Silva - 5º Ano B

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.