Alunos

Twin Peaks: a série que revolucionou a indústria televisiva

Twin Peaks tem narrativas e marcos criativos que influenciam séries mesmo após 30 anos

Lívia Antoniazzi

Escrito por Lívia Antoniazzi

12 MAI 2022 - 11H59

Reprodução

No dia 8 de abril de 1990, a ABC — empresa televisiva americana — lançava ao ar o primeiro episódio de um seriado de suspense e mistério, criado por David Lynch e Mark Frost. Na trama, Laura Palmer, uma jovem de 17 anos é brutalmente assassinada. O crime choca a até então pequena cidade fictícia de Twin Peaks, que, ao que tudo indica, era pacata.

Reprodução
Reprodução

Em decorrência disso, Dale Cooper, um agente do FBI, viaja até a cidade para investigar o caso e descobre que aquele lugar aparentemente tranquilo é cenário de muitas perversões do americano médio, como tráfico de drogas, adultérios e prostituição. Cada personagem mostrada na "novelinha" de 10 episódios tem um caráter excêntrico, com inúmeras manias, moralidades e gostos bem característicos.

O sucesso na TV foi tão grande que a pergunta "quem matou Laura Palmer?" rodava o mundo todo, deixando os espectadores hipnotizados e com um nó na cabeça por não saberem desvendar o mistério documentado em cada capítulo.

Ao fim da primeira temporada, não foi revelado o assassino — como planejou o Lynch — Porém, as ligações de fãs desesperados para saber quem tinha matado a garota na emissora eram tantas que o cineasta decidiu fazer mais 22 episódios, com o cunho não só investigativo, mas agora sobrenatural.

Esse marco gigantesco na televisão se deu por conta da complexidade compreendida na série, tipo de narração restrita ao cinema. Antes de Twin Peaks, as histórias dessas produções eram simplistas e consideradas até mesmo infantis.

Reprodução
Reprodução

Em 2017, com sua legião fiel de fãs, a série de Laura Palmer ganhou uma nova temporada, que estreou na plataforma de streaming ‘Netflix’ ainda mais complexa e recheada de surrealismo, — característico da filmografia de David Lynch, que, após Twin Peaks, gerou no cinema a expressão "molde lynchiano".

Curiosidades

- A série conta com outros elementos que compõem o mundo de "Twin Peaks", incluindo 2 filmes ("Os últimos dias de Laura Palmer" e "Missing Pieces"), 2 livros ("O diário secreto de Laura Palmer" e Diane: Twin Peaks Tapes of Agent Cooper") e um guia turístico da cidade.

- A obra inclui tantos detalhes que se espalharam mitos sobre a história do crime ser verdadeira.

- Um festival no qual a atração principal é uma visita guiada aos cenários mais importantes de Twin Peaks, ocorre desde 1993, no Estado de Washington. 


Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.





Escrito por
Lívia Antoniazzi
Lívia Antoniazzi

3º ano do Ensino Médio - Colégio Embraer Juarez Wanderley - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.