Em 5 de setembro de 1977 foi lançada a Voyager 1. Posteriormente, em agosto, sua “irmã gêmea”, Voyager 2, foi lançada. Ambas as missões são administradas pela NASA. Mas qual é o objetivo dessas missões?
Inicialmente, as Voyagers tinham o objetivo de estudar Júpiter , Saturno e suas respectivas luas. Com o passar dos anos as sondas foram se distanciando e agora se encontram fora do Sistema Solar, vagando pelo escuro e gélido espaço.
Mas além de só coletarem dados elas carregam consigo um valioso disco de ouro, onde se encontram 115 imagens e vários sons naturais, como o registro sonoro de trovões, vento, ondas do mar, e cantos de pássaros e baleias. A NASA colocou uma mensagem ambiciosa a bordo das Voyager 1 e 2, uma espécie de cápsula do tempo, destinada a comunicar uma história de nosso mundo aos extraterrestres.
As sondas também carregam em seus discos saudações em diversas línguas terrestres e várias músicas de diversos cantos do mundo. Mas por que mandar um disco desses para o grande vazio do espaço? A resposta é simples: se alguma vida inteligente encontrar a sonda saberá que existe vida em outro lugar, e provavelmente nos fará uma visita, já que a sonda contém uma espécie de mapa galáctico.
Parceria:
Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.