Meon Jovem

Olimpíada Brasileira de Tecnologia - OBT

O papel da tecnologia na construção de um mundo sustentável

Escrito por Meon

17 SET 2021 - 09H41 (Atualizada em 17 SET 2021 - 13H33)

Foto: Instituto Alpha Lumen Alpha Lumen Arte (Foto: Instituto Alpha Lumen )

blob:file:///36543983-08f6-4448-8243-032746c55dfdabout:blank#blockedPara conseguir transformar realidades vem aí a OBT (Olimpíada Brasileira de Tecnologia), um projeto que vai juntar jovens interessados em solucionar os problemas das comunidades brasileiras usando a tecnologia da informação para criar a ideia de um aplicativo que resolva ou minimize a questão. A OBT foi lançada pelo Instituto Alpha Lumen, em parceria com MIT Brazil (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Podem se inscrever alunos a partir de 8º ano do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio até o dia 25/09. As inscrições devem ser feitas no site.

Como será a OBT?

A competição será realizada em 2 etapas, onde cada Time terá duas equipes. Na primeira fase a Equipe de Matemática enfrentará uma prova com desafios de matemática e lógica computacional e a Equipe Social, deverá submeter um vídeo apresentando um problema na comunidade, esse problema deve ser escolhido levando em consideração os ODS. Já na segunda fase, as equipes desenvolverão a ideia de um aplicativo que solucione o problema selecionado. Não é necessário programar o app, apenas apresentar como funcionaria.

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são metas estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para a colaboração global na criação de um mundo sustentável. São 17 objetivos interdependentes entre si, cada um com suas próprias diretrizes e métricas, mas que influenciam nos demais.

Entenda mais sobre os ODS.

Muitos prêmios!

No final da segunda fase da Olimpíada os times com as melhores colocações receberão medalhas e certificados do IAL, MIT Brazil e ITA, além de prêmios em dinheiro para os professores e escolas das equipes com melhor desempenho de cada categoria.

Os 10 Times com melhor pontuação na 2ª Fase e os 10 Times de melhor desempenho na prova optativa de programação básica, que será oferecida para seleção, serão convidados a participar da Escola Avançada Tecnologia, em janeiro (presencial em São José dos Campos ou on-line, conforme o andamento da pandemia).

DESAFIO APP – quer ir aos EUA fazer um curso no MIT?

Então, você pensou que o encerramento seria a premiação da 2ª fase? Olha só o que vem depois!

Após as duas fases haverá uma etapa opcional: o Desafio App. Para essa etapa serão convidados os 20 times que participarem da Escola avançada de tecnologia.

O time vencedor do desafio App ganhará um curso no MIT, em Boston, onde poderá conhecer e estudar em uma das melhores universidades do mundo.

Se interessou? Então não deixe de se inscrever na OBT

Foto: Instituto Alpha Lumen
Foto: Instituto Alpha Lumen


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Jovem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.