Metrópole

Especial: Piloto de São José se destaca no automobilismo

Fátima Escaleira conta sua paixão por carros

Escrito por Meon

04 MAR 2024 - 12H07 (Atualizada em 04 MAR 2024 - 12H19)

Divulgação

Piloto joseense é destaque da edição de fevereiro da Metrópole Magazine.

Leia a Revista em versão digital clicando aqui

A paixão por carros fez com que Fátima Escaleira, de São José dos Campos, entrasse para o mundo do automobilismo, ocupando um espaço importante dentro de um universo dominado pelos homens.

Incentivada pelo marido, o piloto Pedro Alexandre, ela passou a correr e investiu nesta aventura há três anos. “É uma sensação de poder que a mulher tem, até porque os homens dizem que dirigimos muito mal. Eu dirijo muito bem, alguns ficam bravos, mas a maioria fica bem feliz comigo”, relata Fátima.

A piloto utiliza um Voyage nas provas em diversos circuitos pelo país, entre eles, o de Interlagos, em São Paulo. Ela começou a correr na categoria Racing Girls, pela qual foi campeã paulista em 2022. Depois passou a disputar competições pela Hot Classics, que são carros mais antigos. “Na Hot Classics, comecei na categoria D com tempo de 2’20” a volta, fui para a C com tempo de 2’15” e passei para a B com 2’10, onde estou ainda”, explica.

A primeira experiência com carro foi aos 14 anos, quando começou a dirigir para levar sua mãe ao mercado e a partir daquele momento não parou mais. ”Eu tinha 14 anos e meu pai queria que eu aprendesse a dirigir para levar minha mãe para fazer compras. Quando completei 18 anos e fui tirar a carteira de habilitação já fui com meu carro. Sempre gostei de dirigir. Hoje, praticamente em casa sou eu quem dirige”, revela.

Fátima e o marido são proprietários da Boutique Motors, em São José dos Campos e fãs de Ayrton Senna. Toda a loja e o escritório são decorados com peças que lembram o piloto brasileiro que morreu em 1994. “Ayrton é nossa paixão, nossa inspiração por tudo o que ele representou. Nas madrugadas de domingo todo mundo acordava para assistir e ele colocou isso na gente, o orgulho de ser brasileiro. Não tem uma pessoa que não lembre onde estava no momento da morte dele”.


Divulgação
Divulgação
Fátima Escaleira dentro do carro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Metrópole

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.