Ação voluntária busca apoio para arborizar ruas de Cruzeiro
Um grupo de amigos, com a iniciativa do fisioterapeuta dr. Omir Mendes, realiza um trabalho voluntário que espera deixar Cruzeiro “mais verde”. Eles estão plantando, voluntariamente, mudas de árvores pelas ruas da cidade. A ideia é contar também com apoio de escolas e moradores.

Um grupo de amigos, com a iniciativa do fisioterapeuta dr. Omir Mendes, realiza um trabalho voluntário que espera deixar Cruzeiro “mais verde”. Eles estão plantando, voluntariamente, mudas de árvores pelas ruas da cidade. A ideia é contar também com apoio de escolas e moradores.
O objetivo inicial do idealizador do projeto era destacar a preservação, mas com os resultados positivos, Mendes acredita que pode levar a arborização para outras regiões do município.
O fisioterapeuta disse que a iniciativa do projeto foi motivada pela situação ambiental da cidade. Como ele dispunha de mudas, resolveu doá-las, convidando um grupo de amigos para ajuda-lo na plantação.
O grupo começou o plantio ao redor das escolas Oratório e Oswaldo Cruz. Já foram plantadas mudas de árvores também nos canteiros que beiram a linha férrea e em torno do campo Zé da Bola.
Os participantes do projeto esperam que com a arborização, a população passe a apoiar mais o cuidados com o meio ambiente na cidade. A ideia é realizar um plantio coletivo com gincanas, com plantações nas áreas verdes da cidade e em locais como o Bosque Municipal e o Museu Major Novaes.
Segundo Mendes, mesmo quem não quiser participar diretamente, pode ajudar plantando nas suas próprias casas e calçadas e quintais. “Podemos mostrar que nossa cidade pode ser um exemplo em cidadania e ecologia”, exaltou.
Além dos voluntários que hoje ajudam na plantação, ele conta com o apoio do gestor ambiental Walter Garcia, que repassa as informações de quais mudas se adaptam ao clima e vegetação da cidade e também prevê os ambientes corretos que não tenham fios elétricos e não prejudiquem calçadas.
De acordo com o fisioterapeuta, as mudas que se adaptam a vegetação da cidade são hortaliças e ipês silvestres. A equipe atual varia de 8 a 12 pessoas, por dia, de plantio, durante as noites das quartas-feiras.
Posts Relacionados

Dutra e Rio-Santos passam por recapeamento após fortes chuvas na região; veja datas e locais

São José disponibiliza cadastro facial para entrada no Estádio Martins Pereira

Vale Rodeio Show deve atrair mais de 100 mil pessoas em São José
