Acordo entre Boeing e Embraer pode ser investigado pela União Europeia

Comissão deve apurar se houve práticas anticompetitivas prejudiciais ao mercado

Escrito por: Meon Redação3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
embraer_foto_divulgacao_embraer

Com a concretização do acordo, Boeing ficará com 80% da divisão de jatos comerciais da Embraer

Arquivo/Divulgação/David Branco Filho/EMB

O acordo entre a Embraer e a Boeing poderá ser alvo de uma investigação da União Europeia por suspeita de práticas anticompetitivas. Uma análise preliminar da transação deve ser concluída até o próximo dia 4 de outubro, podendo gerar um processo investigativo com duração de até cinco meses.  A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23) pela agência Reuters.

As ações da Embraer abriram em queda nesta terça-feira devido à iminente investigação.

A Boeing formalizou o acordo para aquisição de 80% da divisão comercial da Embraer por US$ 4,75 bilhões em janeiro deste ano. A concretização do negócio ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores nacionais e internacionais, prevista para ocorrer até o final deste ano.

Segundo a reportagem da Reuters, a Comissão Europeia teria recentemente questionado fornecedores e rivais sobre o negócio entre as duas empresas, indicando preocupações com a concentração no mercado.  Os questionamentos teriam sido sobre o impacto do número reduzido de fabricantes, de sete para seis como um todo e de três para dois em segmentos específicos.

A aquisição do controle da divisão de jatos comerciais da Embraer fortaleceria a Boeing na competição do segmento de aviões com preços menores, principalmente na concorrência com os jatos CSeries, fabricados pela canadense Bombardier com apoio da europeia Airbus. Além disso, a Boeing também ficaria preparada para concorrer com companhias da China, Rússia e Japão, que vêm crescendo no setor.

Analistas de aviação dizem que há sobreposição no número de assentos entre a família 737 da Boeing e os jatos E2 da Embraer, porém ela é apenas limitada, enquanto há um pouco mais de sobreposição entre o portfólio da Airbus e o programa CSeries da Bombardier.

À reportagem da Reuters, a Boeing informou que trabalha no processo de aprovação do acordo pelas autoridades reguladoras.

Contatada pelo Meon, a Embraer  não se manifestou, até a manhã desta terça-feira (24) sobre a possibilidade de a União Europeia iniciar uma investigação.

Leia também:

Boeing Brasil-Commercial será o nome da fábrica de jatos da Embraer em São José; veja vídeo de divulgação
Vice-presidente da Embraer fala sobre cadeia produtiva, ações e transferência de funcionários
Crescer ou desaparecer. Qual o futuro das empresas do setor aeronáutico após fusão da Embraer-Boeing?
Embraer assina contrato e Boeing está mais perto de assumir fábrica em São José

Publicado em: