Aplicativo facilita vida de motoristas e dá desconto de 40% em multa
São José agora integra sistema de serviços online; app do Detran também é ajuda condutor


Aplicativo do SNE auxilia vida do motorista
Divulgação/PLSul
O motorista de São José dos Campos que cometer uma infração de trânsito não precisará mais enfrentar burocracia ou filas no Detran, no Poupatempo ou na prefeitura. Pelo menos, essa é a promessa feita pela administração municipal ao anunciar adesão ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), na última terça-feira (27).
A partir de agora o motorista pode, por meio de um aplicativo no celular, receber a notificação em até três dias após a infração, indicar o condutor do veículo e ainda pagar a multa com desconto de 40%, entre outros serviços.
O SNE integra as autuações provenientes de rodovias federais e estaduais e também dos municípios que aderiram ao sistema. São José dos Campos é o primeiro município do interior paulista a aderir ao sistema, segundo a prefeitura.
“É um sistema seguro, evita problemas relacionados a fraudes. Foi desenvolvido pela Serpro, uma empresa do governo federal que tem muita solidez”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães.
Entre 2013 e 2014, um funcionário da empresa terceirizada, que fazia processamento das multas de trânsito em São José, havia fraudado o sistema e cancelado 23 mil autuações.
O aplicativo do SNE está disponível gratuitamente, basta entrar nas lojas da PlayStore (Android) ou Apple Store/iTunes (Iphone) e baixar.

Reprodução do aplicativo do Detran-SP
Reprodução
Agenda do Carro
Durante a coletiva de imprensa nesta terça-feira, o superintendente do Detran-SP, Eduardo Chaves, também apresentou os serviços disponibilizados pelo órgão por meio de aplicativo e dois novos serviços implantados na quinta-feira passada (22): a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Digital e o envio gratuito do documento impresso pelos Correios.
A versão da CNH na tela do celular tem o mesmo valor jurídico da versão impressa e sua emissão em papel é opcional. O Detran também começa a enviar gratuitamente pelos Correios a carteira impressa, sem custo adicional. A previsão é que este serviço tenha início em 30 dias.
Atualmente, para receber a CNH — seja em caso de renovação ou segunda via — o motorista precisa ir a uma unidade do Detran ou pagar o custo dos Correios, que é de R$ 11.
O aplicativo do Detran-SP permite que o motorista receba notificações sobre licenciamento do veículo, pontuação na CNH até mesmo faça o gerenciamento da manutenção do carro, por meio da Agenda do Veículo. “O Detran tem caminhadocom o intuito de informatizar e desburocratizar a vida do cidadão”, disse Eduardo Chaves.
Posts Relacionados

Chuva mata oito bovinos, alaga casa e provoca deslizamento em rodovia no Vale do Paraíba

EDP investe R$ 4,5 milhões para ampliar capacidade energética de Lorena em 15%

Defesa Civil emite alerta severo para chuva forte em São José dos Campos e Jacareí
