Atividades culturais marcam a reabertura do Cine Teatro Benedito Alves
Espaço do centro abre as portas nesta sexta-feira após 17 anos fechado


Fachada manteve-se intacta, mas interior ganhou novos elementos
Paulo Amaral/FCCR
Quase duas décadas depois, nesta sexta-feira (1) as cortinas do Cine Teatro Benedito Alves, em São José dos Campos, voltarão a se abrir para receber o que há de melhor na cultura da cidade. O espaço encravado no centro da cidade, às margens do banhado, recebeu nova roupagem e, depois de pouco mais de um ano de obras, se abre novamente a partir das 19h.
O evento de reabertura do cine teatro começa com a apresentação do Clube do Choro Pixinguinha, que reinaugura o palco com uma homenagem ao patrono no grupo e um dos maiores compositores da história da música nacional. A festa ainda conta com a exposição “Origens”, idealizada pelo artista Carlos Cury e que apresenta um pouco da diversidade cultural indígena por meio dos trabalhos de ceramistas do Litoral Norte.
A mostra inaugura também uma das novidades do novo Benedito Alves: a Galeria Volpi que foi construído durante a revitalização do espaço. Voltada às artes visuais, a galeria ainda conta com um café e pode abrigar outras atividades.
A Cia. Teatro do Rinoceronte encerra o primeiro dia de atividades do repaginado espaço com o espetáculo Maroscas. A peça terá ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação e traz a adaptação de dois textos do russo Anton P. Tchekov.
Junto à inauguração do novo Benedito Alves, o evento também marcará a entrega da primeira fase do projeto Novo Centro, marcada para às 20h30. Todas as atividades são gratuitas.

Poltronas são algumas das novidades
Paulo Amaral/FCCR
Tendência mundial
Para o prefeito Carlinhos Almeida (PT), a entrega do espaço é um importante avanço para a revitalização do centro da cidade. De acordo com Carlinhos, a busca por alternativas para se utilizar melhor os centros é uma tendência mundial.
“Em todo o mundo se buscam alternativas para se utilizar mais os centros das cidades para que eles não fiquem ociosos durante a noite e aos fins de semana. Uma das formas que se tem de revitalizar o centro é criar atividades culturais e de lazer para que se possa atrair a população. É isso que estamos fazendo”, diz.
Carlinhos afirma ainda que o espaço está integrado em uma série de atividades que têm como meta ocupar o centro e valorizar o Banhado, principal cartão-postal da cidade.
“Precisa ter um conjunto de atividades aqui no centro para atrair as pessoas a saírem de casa, a ciclovia, os quiosques, e o Cine Teatro é um dos pontos altos desse projeto. Nós fizemos um grande investimento para limpar toda a visão do Cine Teatro, que tem uma localização privilegiada, aterrando a fiação elétrica, replantamos uma árvore que dificultava a vista, teremos fonte luminosa, de maneira que aqui seja um polo de diversão, integrando esse espaço cultural, os quiosques e a vista para o banhado, um grande atrativo natural da nossa cidade”, conclui.
Revitalização
A revitalização, aliás, manteve intactos elementos como a fachada externa, o ladrilho hidráulico no andar superior, a “boca de cena” e as colunas laterais, a maioria preservados como patrimônio municipal. O novo espaço conta com 1.300 metros quadrados de área construída e capacidade para 270 pessoas.
O Cine Teatro Benedito Alves foi construído entre os anos de 1946 e 1950 com iniciativa da Paróquia São José. Projetado inicialmente como um salão paroquial, o espaço, no início de sua história, abrigava eventos religiosos e festas beneficentes.
O nome Benedito Alves veio mais tarde, quando o cine teatro tornou-se um dos espaços culturais mais importantes da cidade. O batismo é homenagem ao seu construtor.
A programação do mês de julho do cine teatro conta com apresentações musicais e teatrais. O site da FCCR traz todas as informações sobre os eventos deste mês no novo espaço.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
