Barcelona e Villarreal condenam racismo contra lateral
Barcelona e Villarreal vieram a público para condenar o ato racista do qual foi vítima o lateral-direito Daniel Alves em jogo do Campeonato Espanhol, no domingo. O brasileiro surpreendeu ao reagir de forma rápida ao ver uma banana atirada aos seus pés, quando ia bater um escanteio. Ele juntou a fruta do chão, comeu um pedaço e fez a cobrança em…

Barcelona e Villarreal vieram a público para condenar o ato racista do qual foi vítima o lateral-direito Daniel Alves em jogo do Campeonato Espanhol, no domingo. O brasileiro surpreendeu ao reagir de forma rápida ao ver uma banana atirada aos seus pés, quando ia bater um escanteio. Ele juntou a fruta do chão, comeu um pedaço e fez a cobrança em direção à área, sem se abalar.
“O Barcelona quer manifestar seu apoio total e solidariedade ao jogador Daniel Alves, depois dos insultos recebidos no domingo passado no campo do Villarreal”, registrou o clube catalão, em nota oficial. “O Barcelona quer recordar a importância cívica, cultural, social e desportiva das mensagens que a Uefa apresenta antes de cada partida: respeito e combate ao racismo”.
Junto da nota, o clube postou um vídeo produzido pela Uefa, que conta com a participação de alguns dos principais jogadores do mundo. Nele, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Franck Ribéry, finalistas do último prêmio de melhor do mundo da Fifa, dizem “não ao racismo” entre outros atletas e dirigentes esportivos.
Na mesma nota, o Barcelona destacou que não culpa o Villarreal pelo episódio, apesar do ato racista ter acontecido no estádio do rival. “O Barcelona não relaciona os agressores ao clube local e valoriza o apoio do Villarreal ao nosso jogador. Incentivamos todos os clubes a seguir lutando contra o flagelo que é a agressão contra qualquer atleta com base em sua raça”, registrou o clube de Daniel Alves.
Ainda no domingo, o Villarreal condenou a manifestação racista em sua conta no Twitter. “Como esportistas, um dos valores que mais valorizamos e promovemos é o respeito, à equipe rival, ao árbitro, ao torcedor rival. Que pena que há um ignorante capaz de ato tão lamentável. Isso não cabe no mundo do esporte e muito menos em nossa casa #nãoaoracismo”, publicou o clube.
Nesta segunda-feira, o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Ángel María Villar, lamentou o episódio e destacou a luta da entidade contra o racismo e a xenofobia. O dirigente, contudo, evitou mencionar possíveis punições ao Villarreal na disputa do Campeonato Espanhol.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
