Botafogo bate o Atlético Nacional, elimina atual campeão e avança na Libertadores
De modo sofrido, como vem acontecendo em sua campanha nesta Copa Libertadores, o Botafogo está classificado às oitavas de final da competição continental. Nesta quinta-feira, o time carioca derrotou o Atlético Nacional, da Colômbia, por 1 a 0, no estádio do Engenhão, no Rio, com gol do atacante Rodrigo Pimpão, conseguiu a vaga no Grupo 1 com…

De modo sofrido, como vem acontecendo em sua campanha nesta Copa Libertadores, o Botafogo está classificado às oitavas de final da competição continental. Nesta quinta-feira, o time carioca derrotou o Atlético Nacional, da Colômbia, por 1 a 0, no estádio do Engenhão, no Rio, com gol do atacante Rodrigo Pimpão, conseguiu a vaga no Grupo 1 com uma rodada de antecedência e eliminou o atual campeão ainda na fase de grupos.
Com 10 pontos, o Botafogo se igualou ao já classificado Barcelona, de Guayaquil, que também nesta quinta-feira foi derrotado no Equador pelo Estudiantes por 3 a 0. Mesmo com a vitória, o time argentino que conta com o veterano Verón em ótima forma física, é outro eliminado. Tem seis pontos, em terceiro, três a mais que o lanterna Atlético Nacional.
Na sexta e última rodada, na próxima quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), a luta será pela primeira colocação da chave e pelo terceiro lugar, que dá vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana. O Botafogo jogará em La Plata, na Argentina, contra o Estudiantes e o Barcelona-EQU jogará contra o Atlético Nacional, em Medellín.
Para ganhar de um campeão da Libertadores pela quinta vez – duas sobre o Atlético Nacional e uma sobre o Estudiantes, o Olimpia, do Paraguai, e o Colo-Colo, do Chile -, o Botafogo mostrou a garra e a paciência que faltaram na derrota em casa para o Barcelona-EQU, na rodada passada. Não deixou os melhores jogadores do time colombiano jogarem e foi ao ataque.
Logo aos dois minutos, o centroavante Roger mandou na trave de Armani e mostrou qual era a intenção do Botafogo. Ainda no primeiro tempo, bem disputado no meio de campo, teve um gol de Rodrigo Lindoso corretamente anulado por impedimento de Roger no início da jogada e sofreu alguns sustos em jogadas de bola aérea dos colombianos.
Na segunda etapa, com paciência, o gol saiu. Aos cinco minutos, Rodrigo Lindoso avançou pelo meio e fez um passe preciso na área para o xará Pimpão receber, virar o corpo e chutar cruzado e rasteiro no canto direito de Armani, que nada pôde fazer a não ser ver a bola entrar na meta.
A partir daí, o jogo ficou do jeito que o Botafogo queria. O Atlético Nacional foi todo ao ataque e os espaços para os contragolpes foram aparecendo. Faltou calma para Rodrigo Pimpão e para Guilherme em duas oportunidades na cara do goleiro, mas o time colombiano não teve forças para sequer empatar. Festa e classificação no Engenhão.
RIVER PLATE – Na partida que completou a quinta rodada do Grupo 3, River Plate assegurou a primeira colocação ao derrotar o Melgar por 3 a 2, nesta quinta-feira, no Peru. O time argentino chegou aos 13 pontos (tem a melhor campanha da fase de grupos em termos de aproveitamento) e não pode mais ser ultrapassado pelo Emelec, do Equador, que tem 7.
O time equatoriano luta com o Independiente Medellín, da Colômbia, a segunda vaga na chave. Os colombianos estão com seis pontos e na última rodada enfrentam o River Plate, em Buenos Aires. Em casa, o Emelec só precisa de uma vitória sobre o eliminado Melgar, três pontos, em Guayaquil.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 x 0 ATLÉTICO NACIONAL
BOTAFOGO – Gatito Fernández; Emerson Santos, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, João Paulo e Camilo (Dudu Cearense); Rodrigo Pimpão (Gilson) e Roger (Guilherme). Técnico: Jair Ventura.
ATLÉTICO NACIONAL – Armani; Bocanegra, Cuesta, Henríquez e Díaz; Arias, Aldo Ramírez (Ruiz) e Torres; Quinones (Nieto), Ibarguen e Moreno. Técnico: Reinaldo Rueda.
GOL – Rodrigo Pimpão, aos 5 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Rodrigo Pimpão (Botafogo); Henríquez (Atlético Nacional).
ÁRBITRO – Victor Carillo (Fifa/Peru).
RENDA – R$ 1.252.810,00.
PÚBLICO – 30.813 pagantes (33.317 no total).
LOCAL – Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
