Botafogo vence clássico com o Fluminense, embala no Brasileiro e sobe para 10º
O Botafogo está em alta no Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra conseguiu sua quarta vitória nas últimas cinco partidas da competição nesta quarta-feira, ao derrotar o Fluminense no clássico disputado no Estádio Luso Brasileiro. Em um jogo de baixo nível técnico, Neilton aproveitou uma rara oportunidade no início do segundo tempo para…

O Botafogo está em alta no Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra conseguiu sua quarta vitória nas últimas cinco partidas da competição nesta quarta-feira, ao derrotar o Fluminense no clássico disputado no Estádio Luso Brasileiro. Em um jogo de baixo nível técnico, Neilton aproveitou uma rara oportunidade no início do segundo tempo para decretar o 1 a 0.
Com isso, o Botafogo provou que a goleada sofrida diante do Cruzeiro por 5 a 2, pela Copa do Brasil, ficou mesmo no passado. A equipe já havia batido o Grêmio em casa no último domingo e com o triunfo desta quarta, pulou para a metade de cima da tabela, agora na décima colocação, com 32 pontos, já a seis da zona de rebaixamento.
O Fluminense, por sua vez, segue com sua rotina de altos e baixos e não consegue engrenar na competição. Estacionou nos 34 pontos, na oitava colocação, e tentará a reabilitação na segunda-feira que vem, contra o Atlético-MG, no Giulite Coutinho. O Botafogo terá pela frente o Cruzeiro no Mineirão, neste domingo.
O JOGO – Desde o início, as equipes encontraram dificuldade para articular. O Botafogo mantinha uma postura mais defensiva, buscando o contra-ataque, enquanto o Fluminense ficava com a bola. Mas a boa marcação sobre Gustavo Scarpa deixou o time tricolor pouco criativo. De destaque nos primeiros minutos, somente dois belos chapéus aplicados por Cícero.
Com tanta dificuldade de criação de ambos os lados, o primeiro susto saiu de um lance fortuito. Wellington avançou pela esquerda e tentou um cruzamento, torto. A bola tomou a direção do gol, encobriu Sidão e tocou na trave.
Mas a disputa era mesmo no meio de campo. Com muitos chutes e faltas, o jogo ficou nervoso e os ânimos esquentaram após entrada de Pierre em Diego. Pouco depois, Diego Cavalieri se tornou baixa para o Fluminense, graças a uma lesão. Júlio César o substituiu.
Mesmo sem grande ímpeto ofensivo, o Botafogo também acertou uma bola na trave antes do intervalo. Aos 38 minutos, após lançamento de lateral para a área que a defesa tricolor não conseguiu afastar, Camilo girou sobre a marcação e soltou uma bomba que explodiu no travessão.
Os dois times voltaram do vestiário querendo mudar o panorama da partida. E até imprimiram um ritmo mais veloz. O Botafogo esboçou uma pressão e conseguiu a abertura do placar logo aos quatro minutos. A jogada começou novamente de um lateral, cobrado por Diogo Barbosa. Sassá cruzou da direita, Bruno Silva tentou dominar e Henrique se atrapalhou. Neilton aproveitou e, de frente para o goleiro, desviou para marcar.
O gol acordou o Fluminense, que não demorou a responder. Após boa jogada de Gustavo Scarpa pela esquerda, Cícero ficou com a sobra e rolou para William Matheus, que acertou a trave aos 14 minutos.
O cenário do primeiro tempo era ainda mais claro. Precisando do gol, o Fluminense dominava o campo de ataque e tentava o gol abusando das jogadas pelos lados de campo. O Botafogo buscava um contra-ataque para ampliar. E ele quase aconteceu aos 18, quando Sassá bateu forte e Júlio César defendeu.
A defesa alvinegra levava clara vantagem sobre o ineficaz sistema ofensivo tricolor. Não raramente, Gustavo Scarpa e Cícero buscavam jogo na altura do meio de campo, mas comandavam uma série de passes laterais, sem qualquer perigo para o adversário. Com isso, o Botafogo deixava a posse toda com o adversário, que não ameaçava.
A esperança do Fluminense era buscar o gol no sufoco, e por isso Magno Alves entrou na vaga de Pierre. Mas se no fim de semana o veterano de 40 anos resolveu na vitória sobre o Figueirense, desta vez quase não pegou na bola. Ainda teve boa oportunidade aos 49, mas chutou para fora da entrada da área.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 1 X 0 FLUMINENSE
BOTAFOGO – Sidão; Diego (Marcelo), Carli, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton (Victor Luis), Bruno Silva, Dudu Cearense e Camilo; Neilton e Sassá (Vinícius Tanque). Técnico: Jair Ventura.
FLUMINENSE – Diego Cavalieri (Júlio César); Wellington Silva, Gum, Henrique e Willian Matheus; Pierre (Magno Alves), Edson (Douglas), Cícero e Gustavo Scarpa; Wellington e Samuel. Técnico: Levir Culpi.
GOL – Neilton, aos quatro minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Rodolpho Toski Marques (PR).
CARTÕES AMARELOS – Carli, Victor Luis, Diego, Sidão (Botafogo); Edson, Pierre (Fluminense).
RENDA – R$ 323.060,00.
PÚBLICO – 9.211 pagantes (10.156 total).
LOCAL – Estádio Luso Brasileiro, no Rio (RJ).
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
