O Hoje é dia da primeira semana de maio começa com um feriado nacional: o Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º e marcado por mobilizações de trabalhadores.
Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado nesta data por influência dos imigrantes europeus, que, desde 1917, já promoviam paralisações para reivindicar direitos trabalhistas.
No entanto, a data tem origens ainda mais antigas. Em 1886, trabalhadores dos Estados Unidos fizeram uma greve para exigir melhores condições de trabalho. A luta dos operários se espalhou em seguida pela Europa, e hoje é celebrada em mais de 80 países.
Em 1930, o presidente Getúlio Vargas mudou a nomenclatura do feriado de Dia do Trabalhador, para o Dia do Trabalho, a fim de popularizar a data e transformá-la em uma festividade.
Em 1943, ainda no governo de Vargas foi criada e sancionada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), também no dia 1º de maio.
Volkswagen Nivus GTS é lançado por R$ 174.990
Novo visual e mais tecnologia
Suspenso convênio do INSS com quem realizava descontos em aposentadorias
Medida visa interromper fraudes bilionárias
Americanos estão frustrados após 100 dias do 2º mandato de Trump
Pesquisa revela desconfiança generalizada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.