Por Conteúdo Estadão Em Brasil

Acadêmicos do Tatuapé canta influência de São Jorge

Desfile da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista, na madrugada deste domingo (2), segundo dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval São Paulo (Cristiano Novais/CPN/Estadão Conteúdo)

Acadêmicos do Tatuapé contou a história de São Jorge no Sambódromo

Cristiano Novais/CPN/Estadão Conteúdo

A Acadêmicos do Tatuapé, que acaba de entrar na avenida, vai contar a história de São Jorge no desfile deste ano das escolas de samba de São Paulo para buscar um resultado melhor que o do carnaval do ano passado, quando escapou do rebaixamento por apenas um décimo de ponto. A narrativa começa nos primeiros feitos do soldado turco perseguido pelos romanos por conta de sua fé cristã, passa pela veneração como santo na Idade Média e mostra como a devoção em São Jorge influenciou a música, a literatura e todo o tipo de manifestação cultural no Brasil.

A escola da zona leste será a última a desfilar no Grupo Especial do carnaval paulistano, com hora marcada para as 05h10. Para a apresentação do samba-enredo "Poder, fé e devoção, São Jorge guerreiro" o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé vai levar para a avenida 3 mil pessoas e 5 carros alegóricos. Entre as celebridades estão a modelo e apresentadora Gil Jung como rainha de bateria e a sambista e deputada estadual pelo PCdoB Leci Brandão.

A escola dividiu o desfile deste ano em cinco setores. O primeiro contará a vida de soldado de Jorge da Capadócia até a sua morte, em 23 de abril de 303 depois de Cristo. O segundo e o terceiro setores mostrarão a devoção ao guerreiro e o sincronismo que a figura cristã de São Jorge obteve com outras religiões, em especial às manifestações afro-brasileiras, que levaram à popularização do santo no País.

O restante do desfile vai se dedicar à influência de São Jorge na cultura e na arte brasileiras e a devoção de parte da população ao santo. São Jorge está presente em músicas populares, pinturas, filmes, folclore. É padroeiro de tradicionais escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro e de times de futebol.

Confira o samba-enredo da Acadêmicos do Tatuapé:

Surgia um menino
valente guerreiro com seu ideal
nasceu pra lutar contra o mal
é Jorge lá da Capadócia
com seu cavalo e sua lança
espalhou a fé e a esperança
em sua lenda, salvou nossa gente
venceu o dragão...

Cruzou continentes
na caravela a sua imagem
chegou de Portugal
fiel padroeiro
na terra do carnaval

Ogum iê,... iê meu pai
é proteção,... é muito axé
filho teu não cai

É arte em cena
canções, poemas
carrego na pele tua tatuagem
no meu coração força e coragem
tu és cavaleiro de tantas batalhas
São Jorge guerreiro você nunca falha
e lá vou eu em devoção
no meio dessa procissão

Eu amanheço nos braços da fé
vim do clarão da lua, sou Tatuapé
canto forte em oração
meus inimigos não me alcançarão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.