O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou cinco alertas de chuvas intensas em diversas regiões do Brasil, afetando 17 estados e 2.665 municípios. As previsões indicam a possibilidade de ventos que podem atingir até 100 km/h, com o alerta válido até as 10h da próxima terça-feira (5).
As áreas mais afetadas incluem partes dos estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, onde o alerta laranja foi emitido, indicando severidade elevada. Em 757 municípios nessas regiões, espera-se que as chuvas variem entre 30 a 60 mm/h, com acumulados diários podendo chegar a 100 mm. Os ventos são previstos entre 60 e 100 km/h.
Os riscos associados a esse alerta incluem quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia, descargas elétricas e alagamentos. As autoridades aconselham a população a buscar abrigo seguro e a acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros, se necessário.
Além disso, partes dos mesmos estados estão sob alerta amarelo, que indica chuvas intensas de potencial perigo. Esse alerta se estende a outros estados, como Amazonas, Rondônia, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atingindo um total de 2.665 municípios, o que representa 47% do total nacional.
Por fim, o Nordeste do Brasil enfrenta alertas de baixa umidade, com níveis mínimos podendo cair para 12%, um patamar considerado preocupante, uma vez que a Organização Mundial da Saúde recomenda uma umidade de 60% para garantir conforto e saúde.
Mais 6 países garantem vaga na Copa do Mundo de 2026
Total sobe para 28 seleções
MEC anuncia 6,7 mil novos cargos para universidades federais
Medida autoriza 1.200 vagas para professores efetivos
Jacareí recebe Selo Programa Bicicleta Brasil
Premiação é devido a ampliação de ciclovias de 3 km para 50 km
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.