Um apagão atingiu cidades de todo o Vale do Paraíba e diversas regiões do país durante a madrugada desta terça-feira (14). Municípios como São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e Guaratinguetá ficaram completamente no escuro por cerca de uma hora. A interrupção também foi registrada no Distrito Federal e em pelo menos nove estados brasileiros, incluindo São Paulo.
De acordo com o governo federal, a falha teve origem em um incêndio ocorrido em uma subestação no Paraná, o que provocou uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) — rede responsável pela distribuição de energia em todo o país. Dependendo da localidade, a falta de luz variou entre 8 minutos e 1 hora.
A EDP, concessionária responsável pelo fornecimento em parte do estado de São Paulo, informou que o apagão afetou cerca de 12% dos clientes atendidos pela empresa. “A ocorrência com origem no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o fornecimento por volta das 00h31. O restabelecimento começou às 00h59, com 100% da energia normalizada às 01h14”, comunicou a empresa.
Segundo a concessionária, o Centro de Operações Integrado (COI), localizado em São José dos Campos, monitorou em tempo real toda a ocorrência, o que permitiu uma resposta rápida e eficiente. A causa exata do incêndio ainda está sendo apurada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação das operações de geração e transmissão de energia em todo o país.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Metanol: Polícia de SP mobiliza operação com 150 agentes em oito cidades
Ação cumpre 20 mandados de busca
SJC: Prefeitura abre credenciamento para ampliar mamografias
Número de vagas passou de 1.300 para 2.014 por mês
PGR pede condenação do núcleo 4 da trama golpista
Grupo é acusado de atuar contra sistema eleitoral
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.