Nesta sexta-feira (6), a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), junto de onze entidades regionais de juízes federais, publicou uma nota de repúdio aos ataques sofridos pelos integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal) e protagonizados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Em nota, a Ajufe escreveu que repudia à escalada de desrespeito ao STF protagonizada pelo Chefe do Poder executivo e que apoia o presidente do Judiciário, ministro Luiz Fux.
“São inaceitáveis as repetidas mensagens distorcidas sobre decisões judiciais e sobre a higidez do processo eleitoral brasileiro, além das reiteradas ofensas a membros do Supremo Tribunal Federal, com ameaças diretas de ruptura com a ordem legalmente constituída”, diz o documento.
Na nota, a Ajufe fala que a liberdade de expressão não autoriza que sejam feitas ameaças às instituições ou a seus integrantes, além de desrespeito contra os magistrados que cumprem seu dever constitucional.
“A superação das dificuldades vivenciadas pela população em razão da pandemia exige união de esforços e proteção das instituições que compõem o nosso Estado Democrático de Direito. O contínuo e ruidoso atrito entre os Poderes da República somente gera insegurança institucional e dissemina sentimentos de temor à sociedade brasileira”, concluiu.
A Ajufe finalizou o documento reconhecendo a liderança do ministro Luiz Fux para atuar na defesa da ordem jurídica e do Poder Judiciário e também na preservação da harmonia e independência dos Poderes da República. Ainda pediu que as demais autoridades atuem para a retomada de um ambiente tranquilo e pacífico, para que os limites impostos pela Constituição sejam respeitados.
Lei cria programa de estágio para ensino médio no estado de SP
Estudantes poderão receber bolsas mensais de até R$ 1.000
Área do Inpe é atingida por queimada, em Cachoeira Paulista
Fogo não atinge prédios do Instituto
Homem é detido após surto psicótico, na Via Dutra, em São José
Veículo colidiu com ambulância da CCR Rio-SP
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.