A petroleira britânica BP anunciou nesta segunda-feira (4) a maior descoberta de petróleo e gás natural dos últimos 25 anos, localizada em águas profundas da Bacia de Santos, no pré-sal brasileiro. A empresa afirmou que a nova jazida representa um marco estratégico e poderá impulsionar a criação de um novo polo de produção offshore no país.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A descoberta ocorre em um momento de reorientação estratégica da companhia, que, desde o ano passado, voltou a priorizar os combustíveis fósseis após uma tentativa frustrada de diversificação para fontes renováveis. A mudança visa recuperar a confiança do mercado e reverter o desempenho abaixo do esperado de suas ações. Nesta manhã, os papéis da BP listados em Londres registraram alta de 1,4%.
A jazida foi identificada no bloco Bumerangue, arrematado em dezembro de 2022 em condições comerciais consideradas favoráveis pela companhia. A BP detém 100% de participação no bloco, com a PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A.) atuando como gestora do contrato de partilha de produção.
Este é o décimo achado da BP em 2025, somando-se a descobertas anteriores no Egito, Trinidad e Tobago e outros países. A produção atual da petroleira gira em torno de 2,4 milhões de barris de óleo equivalente por dia, mas a empresa prevê leve recuo em 2025. Ainda assim, os planos são ambiciosos: elevar a produção para até 2,5 milhões de barris por dia até 2030.
Segundo a companhia, as análises iniciais da nova reserva indicam a presença de altos níveis de dióxido de carbono. A BP informou que fará análises laboratoriais para aprofundar o entendimento sobre o potencial da jazida.
A empresa divulgará seus resultados financeiros do segundo trimestre nesta terça-feira (5), e a expectativa é de que a descoberta no Brasil seja um dos principais destaques.
Plataforma Trampolim fortalece parceria com associações empresariais
Ferramenta conecta empresas para gerar emprego
Camerata Joseense se apresenta no INPE
Apresentação celebra aniversário de 64 anos do instituto
Vídeo: Renato Santiago é entrevistado pelo Meon
Vereador diz que está se preparando para ser prefeito
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.