Brasil amplia emissão de vistos eletrônicos gratuitos para delegações da COP30
Novo sistema é totalmente digital e busca facilitar entrada no Brasil

O Brasil vai oferecer vistos eletrônicos gratuitos (e-Visto) aos participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), programada para ocorrer entre 10 e 21 de novembro em Belém (PA). A medida foi anunciada com o objetivo de agilizar o processo de entrada no país e reduzir entraves burocráticos para delegações de países que exigem visto.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
Até então, o e-Visto estava disponível apenas para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Agora, essa possibilidade será estendida a representantes de qualquer nação credenciada pela UNFCCC para participar da COP30.
Para solicitar, o interessado deve ter recebido confirmação de participação. A emissão do e-Visto é gratuita, e recomenda-se que o pedido seja feito assim que o credenciamento for aprovado, respeitando-se o prazo limite de até quatro semanas antes do início do evento. O processamento leva até dez dias úteis.
O e-Visto terá validade até 31 de dezembro de 2025 e permitirá múltiplas entradas no país durante esse período. O documento pode ser apresentado em formato digital ou impresso na chegada ao Brasil. Menores de 18 anos deverão solicitar visto físico em consulado.
A plataforma digital do e-Visto foi desenvolvida pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). O secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do governo com a participação efetiva dos delegados, assegurando acesso ágil e sem custos à documentação necessária. Já André Agatte, diretor do SERPRO, salientou que o sistema promove inclusão e acessibilidade — pontos essenciais para um evento dessa magnitude.
Posts Relacionados

Ato de Flávio Bolsonaro reúne 71,9 mil pessoas na Avenida Paulista, aponta levantamento

TSE encerra ação que tentava barrar ato com Caetano Veloso em Copacabana

Senado inicia análise do fim da escala 6×1 com articulação para votação em dois turnos nesta quarta-feira
