Brasil

Certificações do mercado financeiro: 5 opções para investir

Conheça as principais certificações do mercado financeiro, o objetivo delas e se vale a pena investir na preparação antes de fazer as provas.

Escrito por Meon

04 JUL 2022 - 09H51

Freepik

O universo de investimentos requer se profissionalizar cada vez mais, o que torna essencial a busca por certificações do mercado financeiro. Afinal, é uma carreira que demanda conhecimentos específicos para atuar mais assertivamente e conquistar mais clientes. Assim, o lucro pode ser maior e seu sucesso mais rápido. Quer saber mais? Continue lendo!

Para que servem as certificações no mercado financeiro?

Neste segmento, é fundamental que os profissionais da área se atualizem e profissionalizem no segmento para ter o conhecimento suficiente para atuar de forma mais assertiva e conquistar o sucesso.

Assim, o profissional se torna mais preparado para desempenhar seu papel, se destacando dos demais, podendo captar mais clientes. Afinal, enriquecer o currículo com certificados emitidos por órgãos competentes faz toda diferença no mercado de trabalho.

Principais certificações no mercado financeiro

Os bancos e plataformas de investimentos estão cada vez mais em alta, sendo uma ótima alternativa para se trabalhar. A carreira no mercado financeiro exige obter certificações para atuar, podendo trabalhar em um segmento específico ou em vários. É exigido realizar provas e ter um acerto mínimo de questões, efetuadas por associações da área para obter a certificação. Para tanto, é essencial estudar cada tipo e se preparar para o desafio.

Separamos abaixo as principais certificações para você conhecer e se profissionalizar, com informações sobre a atuação e as provas. Confira:

1. CPA - 10: abre as portas

A certificação profissional ANBIMA - série 10 é para os profissionais que desejam atuar na distribuição de produtos financeiros. Esta certificação não exige nenhum pré-requisito acadêmico ou profissional para que o candidato possa concorrer.

É importante realizá-la, pois é exigida por instituições financeiras para atuação na área. Os cargos que podem ser obtidos através desta certificação são: caixa bancário, assistente de gerente de banco, agente de atendimento e soluções, agente comercial e atendente comercial.

Porém, para conseguir atuar é necessário realizar uma prova de 50 perguntas, sendo essencial acertar no mínimo 35 respostas. É efetuada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), e com a alta procura desse certificado, a prova tornou-se mais competitiva.

Então, estude e realize uma boa preparação antes de fazer a prova para conquistar um excelente resultado. Invista em um curso preparatório para certificação CPA-10 que siga a metodologia da associação, com professores especialistas e aulas descomplicadas, assim você estuda com qualidade e aumenta sua chance de aprovação.

2. CPA - 20: importante na sua carreira

A CPA - 20 é similar com a descrita anteriormente, porém mais focada na manutenção da carteira de investimentos de pessoas que já trabalham na área, ideal para quem vende produtos no private bank, para clientes de alta renda, investidores institucionais e corporativos.

A prova contém 60 perguntas, cada uma delas tem 4 alternativas. Para você ter o certificado precisa acertar no mínimo 70% das questões. Tem mais perguntas sobre produtos bancários e fundos, com enfoque nas aplicações dos investidores que têm mais de um milhão de reais investido.

Existem cursos preparatórios para este tipo de certificação, sendo uma ótima opção a considerar antes de realizar a prova do CPA - 20, pois assim se obtém mais segurança e as probabilidades de aprovação ficam muito mais altas.

3. CEA: Certificação Especialista em Investimentos

A CEA é uma das mais relevantes certificações do mercado financeiro, ela permite operar em todas as atividades proporcionadas pelo CPA-10 e CPA-20. O objetivo é que o profissional que obtenha essa certificação fique apto para recomendar produtos de investimentos para clientes em diferentes seções e assessorar gerentes de contas.

Quem tem essa certificação pode trabalhar como consultor de investimentos ou como planejador financeiro autônomo, com sua própria carteira de clientes. A prova tem 70 perguntas, e para aprovar e obter a certificação você tem que acertar no mínimo 70% das questões. As perguntas são relacionadas a assuntos de especialização em ativos financeiros.

4. CFP: uma certificação internacional

A Certified Financial Planne ou CFP é uma das certificações do mercado financeiro que prepara o profissional para ser um planejador financeiro pessoal. Pode trabalhar, além da área de investimento, em áreas de previdência, seguros, planejamento sucessório, fiscal, financeiro e ética.

A diferença com as outras três certificações citadas anteriormente, é que ela não é oferecida pela ANBIMA, e sim pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. Para fazer esta prova é preciso ter curso superior e experiência profissional no relacionamento com a pessoa física, além de cumprir com um código de ética.

A prova é sobre aposentadoria, investimentos, gestão de riscos patrimoniais e seguros, planejamento financeiro, fiscal e sucessório. Também existem cursos preparatórios que te ajudam a se aprofundar no assunto.

5. AAI: Agente Autônomo de Investimentos

Esta certificação é oferecida pela Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadoria) e permite ao profissional se converter em um Agente Autônomo de Investimentos, na qual poderá conquistar seus próprios clientes, sem depender de terceiros.

A prova contém 80 questões e você terá até duas horas e meia para respondê-las. Para poder ser aprovado deverá ter, pelo menos, 70% das respostas corretas.

Atualmente, é uma das profissões com mais destaque no mercado financeiro e é por isso que você precisa de muita preparação antes de fazer essa prova. Para isso existem cursos e programas que podem te deixar completamente preparado para ter sucesso no exame.

Por fim, vale a pena dizer que investir em cursos preparatórios é o caminho ideal para obter estas certificações do mercado financeiro. Afinal, é preciso muito estudo e tempo para conquistar a aprovação nos exames. Gostou deste post? Deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.