As expressões artísticas da charge, caricatura, cartum e grafite foram oficialmente reconhecidas como cultura brasileira com a sanção da Lei 14.996, de 2024, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova legislação, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (16), assegura a livre expressão dessas formas de arte e determina sua promoção e preservação pelo governo.
A lei define cada uma dessas manifestações: a charge é uma ilustração humorística que satiriza personagens e acontecimentos atuais; a caricatura exagera traços para gerar humor ou crítica; o cartum ironiza comportamentos humanos por meio de desenhos, geralmente presentes em jornais; e o grafite é considerado uma arte urbana que transforma espaços públicos em intervenções visuais críticas.
Originada da Câmara dos Deputados, a proposta (PL 24/2020) recebeu parecer favorável da senadora Augusta Brito (PT-CE) na Comissão de Educação, sendo aprovada em votação final em setembro. A senadora Teresa Leitão (PT-PE) destacou em seu relatório a importância desse reconhecimento em um mundo globalizado, enfatizando que essas manifestações refletem a rica realidade brasileira e promovem uma sociedade mais crítica e engajada.
Exposição imersiva sobre Lionel Messi chega a São Paulo
Mostra vai até 16 de agosto
SJC: Operação Casa Limpa recolhe 1.7 toneladas de materiais
Ação ocorreu nas zonas sul e leste da cidade
Jovem de 19 anos morre após colisão entre carro e moto em Caçapava
Vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.