A segunda-feira (28) começou com chuva forte e ventania em diversas regiões do Centro-Sul do Brasil. O avanço de um ciclone extratropical, que se formou no Rio Grande do Sul e agora sobe pelo mapa do país, provoca impactos em estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Climatempo e a MetSul Meteorologia, as rajadas de vento variam de 80 km/h a 100 km/h na capital paulista e cidades da Grande São Paulo. Na zona leste da capital, uma árvore caiu sobre um carro nas primeiras horas da manhã, sem registro de feridos.
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A Defesa Civil emitiu alerta para ventos fortes no Centro-Leste paulista, com rajadas de até 70 km/h no Vale do Paraíba, Campinas e Litoral Norte. A Marinha do Brasil também emitiu aviso de ressaca, com ondas de até 3 metros entre Florianópolis (SC) e São João da Barra (RJ).
No Sul do país, os ventos já atingem 110 km/h no litoral do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros marcavam 15 °C nesta manhã, com tempo instável. Já em Florianópolis, o céu permanece limpo, mas a ventania deve aumentar ao longo do dia.
Em Mato Grosso do Sul, após semanas de tempo seco, a chuva retorna em grande volume, com risco de temporais e granizo. Em Campo Grande, a última vez que choveu mais de 10 mm foi no fim de junho.
As instabilidades devem se deslocar ao longo da semana para outras regiões. Já há registro de chuvas no litoral do Nordeste, incluindo Recife e João Pessoa, com risco de alagamentos e maré alta. Também chove em Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR). Por outro lado, cidades como Brasília, Vitória, Belo Horizonte e Rio de Janeiro permanecem com tempo seco e quente.
A virada no tempo deve ser seguida por queda brusca de temperatura em São Paulo a partir desta terça-feira (29). Segundo o Inmet, a capital deve registrar mínima de 12 °C e máxima de 31 °C nesta segunda, mas na terça, a máxima não deve passar de 18 °C, com cenário semelhante na quarta-feira (30). O estado está sob alerta amarelo de perigo potencial para queda de temperatura.
Vendaval de 80 km/h causa estragos em São Sebastião
Ventos fortes provocam quedas de árvores, danos em escolas e imóveis
Vice assume Prefeitura durante viagem do prefeito de Taubaté
Sérgio Victor fará curso em Londres
Carreta tomba na Via Dutra e derruba postes em Taubaté
Acidente deixou parte da cidade sem energia
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.