Brasil

Conheça as novas regras de aposentadoria para 2024

Advogado esclarece as principais dúvidas

Escrito por Meon

09 JAN 2024 - 17H00

Divulgação/Gov.Com

Desde 1º de janeiro de 2024, entraram em vigor ajustes nas regras de aposentadoria, impactando professores, servidores públicos federais e trabalhadores em geral. As mudanças não afetam aqueles que já atenderam aos requisitos para se aposentar.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

Segundo o advogado Dr. Márcio Coelho, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam ficar atentos às novas exigências estabelecidas pela reforma da Previdência.

A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição.

Para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, o governo criou um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria. Entenda as principais mudanças:

Aposentadoria por Tempo de Serviço:

Houve a mudança nas regras da aposentadoria por tempo de serviço, que exigirá uma idade mínima de 58 anos e 6 meses para mulheres, e 63 anos e 6 meses para homens, somadas a um tempo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Aposentadoria por Pontos:

Aposentadoria por pontos é a aposentadoria por tempo de serviço somada a idade do segurado onde em 2024 é necessário completar 91 pontos para a mulher e 101 a pontos para os homens, ou seja o homem deverá ter 35 anos de contribuição e 66 anos de idade para ter a aposentadoria integral.

Regras Gerais:

As regras se aplicam a todos os segurados, sem exceção, devendo se atentar que o homem poderá se aposentar por idade aos 65 anos e a mulher aos 62 anos, desde que tenham o mínimo de 15 anos de contribuição.

Alterações Futuras:

Até o ano de 2035 o sistema de aposentadoria por pontos sofrerá alteração de 1 ponto na idade até atingir 100 pontos para a mulher e 105 pontos para os homens, para garantir uma aposentadoria integral.

Calcule sua Aposentadoria:

O INSS disponibiliza uma calculadora online para estimar o tempo restante até a aposentadoria (por idade ou contribuição), considerando vínculos e alterações na base de dados. O resultado é apenas informativo e não garante direitos à aposentadoria.

Para acessar o simulador:

1. Entre no Meu INSS.

2. Informe seu CPF e senha.

3. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Simular Aposentadoria”.

4. Visualize as simulações para ambas as regras.

5. Clique em “Baixar PDF” para mais detalhes.

O Dr. Márcio Coelho afirma que a mudança não traz vantagens aos beneficiários: “Infelizmente entendemos que as regras não beneficiam o segurado, pois além das exigências para a aposentadoria por idade, ainda houve prejuízo no cálculo do benefício, com a reforma da previdência”, finaliza o especialista.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...