Brasil

Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti

São mais de 20 milhões de diagnósticos de doenças no Brasil

Escrito por Samantha Pinto

19 NOV 2023 - 11H10 (Atualizada em 19 NOV 2023 - 12H15)

Divulgação

Neste domingo (19), é celebrado o O Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

A celebração representa um apelo à ação e conscientização acerca da necessidade de controlar a disseminação da doença.

O mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre-amarela é denominado cientificamente como o Aedes aegypti.

O Aedes aegypti é responsável por mais de 20 milhões de diagnósticos dessas doenças no Brasil.

Conforme informações do Ministério da Saúde, as medidas implementadas em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Saúde resultaram em uma notável redução de 97% nos casos notificados de dengue no Brasil durante o período de abril a setembro.

O clima quente propicia a reprodução do mosquito e aumenta o número de pessoas contaminadas no país.

Para evitar uma situação mais grave, o governo tem implementado iniciativas, como a mobilização do Centro de Operações de Emergências de Arboviroses (COE).

Além de executar 11 ações de apoio aos estados com maior incidência de casos e óbitos por dengue e chikungunya, o COE distribuiu até o momento cerca de 345 mil reações de sorologia e facilitou 131 mil exames.

De acordo com o Ministério, foram destinados R$ 84 milhões para a aquisição de adulticida e larvicida, fortalecendo as ações de combate ao mosquito em todo o país.

O governo ressaltou também outras iniciativas, incluindo o lançamento do painel público de dados de arboviroses, a antecipação da campanha nacional de mobilização da população, a capacitação de mais de 9,5 mil profissionais de saúde através da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS), e o treinamento presencial de 2.196 profissionais de saúde para manejo clínico, vigilância e controle de arboviroses.

Doenças e Sintomas

Febre Amarela: É uma doença infecciosa provocada por vírus e transmitida pela picada do mosquito. Os sintomas incluem febre elevada, mal-estar, dores musculares, dor de cabeça e calafrios. Não há um tratamento específico, sendo recomendado apenas repouso e hidratação.

Dengue: Manifesta-se com febre abrupta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, náuseas, vômitos e, ocasionalmente, podem surgir manchas vermelhas na pele acompanhadas de coceira. A doença possui uma forma mais grave, com evolução rápida, causando hemorragias e podendo levar à morte. Ao apresentar sintomas, é fundamental buscar orientação médica para confirmar o diagnóstico e receber cuidados apropriados.

Zika: É caracterizada por febre moderada, dor de cabeça, desconforto nas articulações, manchas vermelhas na pele com coceira, vermelhidão nos olhos e fadiga.

Chikungunya: Essa doença, muitas vezes associada à dengue, provoca febre súbita, dor de cabeça persistente, manchas vermelhas na pele com coceira intensa e dor intensa nas articulações, acompanhada de inchaço. Em indivíduos mais velhos ou com condições crônicas e autoimunes, a doença pode se agravar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Pinto, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.