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Como criar um e-commerce do zero em 2022 (passo a passo)

Quer aprender como montar um e-commerce partindo do zero? Neste artigo, trazemos dicas e um passo a passo completo. Confira!

Escrito por Meon

04 JUL 2022 - 14H56

Pexels

Muitas pessoas têm o sonho de criar um negócio online e, assim, tornarem-se seus próprios chefes. Apesar disso, criar um e-commerce do zero não é uma tarefa tão fácil. São diversas etapas e processos pelos quais o novo empreendedor precisa passar para estar pronto para encarar os desafios do mercado virtual.

Com isso em mente, criamos este artigo para te ensinar o passo a passo sobre como montar um e-commerce partindo do zero! Vamos lá?

1. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de começar a idealizar seu e-commerce, é necessário fazer um estudo geral de como anda o mercado online. Tente responder algumas dessas perguntas:

  • Quais produtos estão na moda?
  • Quais nichos estão em alta?
  • Em qual setor há menos concorrência na minha região?
  • Qual nicho possui maior espaço para inovação?

É preciso fazer esses e outros questionamentos antes de decidir qual tipo de negócio lançar. Faça o máximo de perguntas possíveis e pense bem sobre qualquer conclusão a qual você chegar. Nesta etapa, é importante explorar ao máximo sua curiosidade.

2. Escolha seu nicho

Após fazer uma pesquisa de mercado completa, é chegada a hora de selecionar seu nicho. A essa altura, você já deve saber quais estão em alta e quais não. A partir daí, é o momento de fazer um cruzamento entre as tendências atuais e seus interesses pessoais, sempre buscando setores nos quais você acredita que poderia se destacar.

Mas, acima de tudo, é importante encontrar um nicho de mercado para o qual exista demanda. Ao fazer isso, você estará um passo mais próximo de ter seu próprio e-commerce de sucesso.

Use um bom gerador de nomes para te ajudar com o nome do seu negócio de uma forma inovadora.

3. Capacite-se com bons cursos de e-commerce

Uma etapa muitas vezes negligenciada pelos lojistas ao lançar um e-commerce é a da capacitação. Entendemos que existem pessoas com um instinto empreendedor natural, mas não há nenhum tipo de talento que não possa ser lapidado e aperfeiçoado. Afinal, todo novo aprendizado deve ser bem-vindo e há sempre novos conhecimentos sendo gerados.

Por isso, é recomendado que novos empreendedores invistam em qualificar-se, principalmente quando estiverem no início de suas jornadas. Existem, hoje, cursos de e-commerce gratuitos servindo aos mais diversos propósitos: marketing digital, liderança, dropshipping etc.

Use um pouco do seu tempo livre para adquirir novos conhecimentos e perceba a diferença que isso fará no seu dia a dia de empreendedor.

4. Encontre um diferencial competitivo

O mercado online tornou-se um ambiente de concorrência bastante acirrada, com novas lojas surgindo todos os dias com propostas e abordagens inovadoras, fazendo-as se destacarem da concorrência. Por isso, recomendamos que você faça um estudo completo das outras empresas do mesmo nicho a fim de encontrar um bom diferencial competitivo para seu negócio.

Busque por pontos de melhoria nos concorrentes, analise suas presenças online e descubra quais as principais reclamações dos seus clientes. Após isso, tente aplicar as informações coletadas de modo a tornar sua empresa irresistível.

Seu diferencial competitivo pode ser um produto inovador, um método de entrega mais eficiente ou até mesmo um tipo de embalagem diferenciada. Não existem regras — ele só precisa ser marcante o suficiente para encantar seus consumidores.

5. Escolha uma boa plataforma de e-commerce

Uma boa plataforma de e-commerce tem o poder de deixar seu negócio mais visualmente atrativo, organizar seus produtos em um catálogo, além de automatizar processos logísticos complexos. Ou seja, fazer uma boa escolha é um fator crucial para o sucesso da sua loja virtual.

Além de buscar por custo-benefício, preste atenção às facilidades e integrações oferecidas por cada serviço. Quais opções de frete e pagamento estão disponíveis? A plataforma é flexível? Existem opções de venda por dropshipping?

Plataformas como a Nuvemshop, líder do e-commerce na América Latina, oferecem integrações poderosas que permitem empreender sem estoque, com a modalidade de dropshipping. Além disso, é possível testá-la por 30 dias gratuitamente.

6. Capriche na sua identidade visual

A identidade visual é responsável por carregar mensagens marcantes sobre seu e-commerce. Por isso, é importante que ela seja coesa e atraente, de forma que transmita as virtudes e valores do seu negócio e torne sua marca facilmente identificável.

Atualmente, existem ferramentas online que facilitam o processo de criação de uma identidade consistente e profissional, como é o caso do criador de logo e o gerador de paleta de cores. Estude sobre a psicologia das cores, conheça os elementos que compõem um bom logotipo e comece a testar combinações diferentes em busca da que melhor se encaixa na sua proposta.

7. Invista em estratégias de marketing digital

Não há como negar — o marketing digital é a base que sustenta qualquer negócio online. Com estratégias cada vez mais complexas e um mercado bastante competitivo, se não estiver investindo nessa frente, você estará sempre um passo atrás da sua concorrência.

Por isso, recomendamos que você estude o comportamento do seu público-alvo e quais as melhores formas de alcançá-lo no meio virtual.

Você pode investir em diferentes estratégias ao mesmo tempo, como o inbound marketing, tráfego pago, e, claro, um bom trabalho de marketing nas redes sociais. É importante posicionar seu negócio diante de quem pode se beneficiar dele e diversificar suas iniciativas aumenta suas chances de atrair as pessoas certas.

Tudo pronto para criar um e-commerce do zero?

Esperamos que, com nosso artigo, você tenha se inspirado e aprendido como montar uma loja online. O mercado eletrônico continua crescendo de forma acelerada e o melhor momento para conquistar seu próprio espaço é agora.

Fazer algo sozinho não é uma tarefa fácil, mas, seguindo nossas dicas, será possível percorrer os caminhos comuns de quem já passou por isso e conseguiu alcançar sucesso nesse universo. O mais importante é entender que, apesar de existirem obstáculos no caminho, a recompensa no final é muito maior que cada um deles.

Artigo escrito por Raphael Guedêlha, redator de conteúdo da Nuvemshop. Já trabalhou como portuário, tradutor, mas encontrou no Marketing Digital o melhor canal para dar vazão ao que mais gosta de fazer: escrever e ajudar pessoas com suas ideias.


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