Brasil

Enade 2023: período de dispensa pode ser feito até 9 de fevereiro

Participação é obrigatória para ingressantes e concluintes de áreas avaliadas

Escrito por Samantha Pinto

05 JAN 2024 - 15H00

Divulgação/Agência Brasil

Está aberto o período para solicitar a dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

A solicitação deve ser realizada até o dia 9 de fevereiro, através do Sistema Enade, seja pelo estudante ou pela instituição de educação superior, dependendo da razão da ausência.

O Ministério da Educação destaca que, em ambas as situações, é essencial apresentar documentação comprobatória do motivo da falta, conforme as especificações do edital.

Segundo o Ministério da Educação, é necessário que o estudante que solicitar a dispensa da prova tenha cumprido o requisito de preencher o Questionário do Estudante.

Diversas circunstâncias são consideradas como justificativas para a ausência, tais como acidentes, assaltos, casamentos, extravios, perdas, furtos ou roubos de documentos de identificação, luto, questões de saúde, maternidade ou paternidade, compromissos profissionais, e privação de liberdade.

É importante ressaltar que os indivíduos eliminados do exame no local de aplicação não têm o direito de solicitar a dispensa, conforme reforça o ministério.

Casos de ausência relacionados a motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos coordenadores de curso pertinentes. Por outro lado, as ausências devido a compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado devem ser registradas pelos coordenadores.

O Enade, conduzido anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como propósito avaliar o desempenho dos graduandos em relação aos conteúdos programáticos estabelecidos nas diretrizes curriculares.

Além disso, busca avaliar o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a formação geral e profissional, assim como o grau de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.

A participação é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculadas às áreas avaliadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Pinto, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...