O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (12) o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. Os participantes podem consultar a resposta na Página do Participante, acessando com login do Gov.br.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Também foi liberado o resultado das justificativas apresentadas por quem faltou ao Enem 2024 e quer realizar a edição de 2025 gratuitamente.
Importante: a aprovação da isenção ou da justificativa de ausência não garante a inscrição automática no Enem 2025. Todos devem se inscrever entre 26 de maio e 6 de junho. O edital com todas as regras será publicado em breve pelo Ministério da Educação.
Prazo de recurso vai até sexta-feira
Quem teve o pedido de isenção ou a justificativa de ausência negados pode entrar com recurso até as 23h59 da próxima sexta-feira (16), também pela Página do Participante.
Para recorrer, é necessário enviar documentos que comprovem uma das situações abaixo:
Estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública;
Ter concluído todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada;
Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e fazer parte do CadÚnico;
Ser participante do programa Pé-de-Meia.
Os documentos devem estar no nome do candidato, datados e assinados, em formato PDF, PNG ou JPG, com até 2 MB. Arquivos autodeclaratórios ou assinados por terceiros não serão aceitos.
Quem for flagrado usando informações falsas para obter a isenção será eliminado do exame e poderá ser obrigado a ressarcir o valor à União, além de responder criminalmente.
O resultado final dos recursos será divulgado no dia 22 de maio. Quem não tiver o recurso aceito deverá pagar a taxa para fazer a prova.
Enem dá acesso ao ensino superior
+Receba as principais notícias do dia – Clique AQUI
O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior público e privado no Brasil, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. As notas também são aceitas por diversas instituições de Portugal que têm convênio com o Inep.
SJC: Loja Solidária leva doações ao Rio Comprido nesta terça (13)
Ação do Fundo Social vai distribuir roupas, calçados e acessórios
Mais de 80 mil eleitores da RMVale podem ter título cancelado
Motivo é ausência não justificada
Caçapava tem redução no número de furtos de veículos
Resultado refere-se ao 1º trimestre de 2025
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.