O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (12) o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. Os participantes podem consultar a resposta na Página do Participante, acessando com login do Gov.br.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Também foi liberado o resultado das justificativas apresentadas por quem faltou ao Enem 2024 e quer realizar a edição de 2025 gratuitamente.
Importante: a aprovação da isenção ou da justificativa de ausência não garante a inscrição automática no Enem 2025. Todos devem se inscrever entre 26 de maio e 6 de junho. O edital com todas as regras será publicado em breve pelo Ministério da Educação.
Prazo de recurso vai até sexta-feira
Quem teve o pedido de isenção ou a justificativa de ausência negados pode entrar com recurso até as 23h59 da próxima sexta-feira (16), também pela Página do Participante.
Para recorrer, é necessário enviar documentos que comprovem uma das situações abaixo:
Estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública;
Ter concluído todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada;
Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e fazer parte do CadÚnico;
Ser participante do programa Pé-de-Meia.
Os documentos devem estar no nome do candidato, datados e assinados, em formato PDF, PNG ou JPG, com até 2 MB. Arquivos autodeclaratórios ou assinados por terceiros não serão aceitos.
Quem for flagrado usando informações falsas para obter a isenção será eliminado do exame e poderá ser obrigado a ressarcir o valor à União, além de responder criminalmente.
O resultado final dos recursos será divulgado no dia 22 de maio. Quem não tiver o recurso aceito deverá pagar a taxa para fazer a prova.
Enem dá acesso ao ensino superior
+Receba as principais notícias do dia – Clique AQUI
O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior público e privado no Brasil, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. As notas também são aceitas por diversas instituições de Portugal que têm convênio com o Inep.
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 130 milhões
Próximo sorteio será sábado (21)
Moradores de Barcelona protestam contra turismo exagerado
Ativistas reclamam do impacto no cotidiano
Fluminense pressiona, mas empate com Borussia marca estreia no Mundial
Arias se destaca, mas Tricolor não consegue furar defesa alemã
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.