Brasil

Enem: 60 pessoas atingiram pontuação máxima na redação

Número é cerca de 333% maior em relação à 2022

Escrito por Meon

16 JAN 2024 - 10H52 (Atualizada em 16 JAN 2024 - 12H48)

poder360

Em entrevista coletiva do Inep e do Ministério da Educação (MEC), realizada nesta manhã em Brasília, foram apresentados dados do Enem 2023.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

No total, 60 redações tiveram nota 1.000. Houve um aumento em relação ao ano anterior, que teve só 18 redações com nota máxima.

O tema da redação do Enem 2023 foi 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'.

"Nós entendemos que a principal razão para isso é o tema desse ano que foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente e permitiu que as pessoas tivessem condição de discutir o tema com uma certa fluidez, o que permitiu o aumento das notas 1.000 este ano", afirmou Rubens Lacerda, Diretor de Avaliação da Educação Básica.

Segundo os dados, quatro pessoas da rede pública de ensino tiraram nota 1.000. Elas são dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins.

O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. Ao todo, além da redação, os candidatos responderam a 180 questões de quatro áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.

Quais competências são avaliadas na redação do Enem

A forma como as redações são corrigidas é uma das dúvidas mais recorrentes dos alunos. De acordo com o Inep, a redação é avaliada por pelo menos dois professores graduados em Letras ou Linguística, que levam em conta as seguintes competências:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O avaliador pode dar uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Por que alguém zera a redação do Enem

Por outro lado, há também chances de zerar a redação do Enem. De acordo com o Inep, há muitos pontos que podem levar a isso, como:

Fuga total do tema;

Não obedecer ao tipo dissertativo-argumentativo;

Extensão de até 7 linhas na prova convencional ou de até 10 linhas no sistema Braille;

Cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos 8 linhas de produção própria do participante;

Desenhos e outras formas propositais de anulação em qualquer parte da folha de redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);

Números ou sinais gráficos sem função evidente em qualquer parte do texto ou da folha de redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);

Entregar folha de redação em branco, mesmo se tiver escrito no rascunho;

Colocar assinaturas, nome, iniciais, apelidos, codinomes ou rubrica fora do local designado para a assinatura do participante;

Texto escrito predominante em língua estrangeira;

Texto ilegível.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...