Após os casos de contaminação por metanol em bebidas falsificadas, o Governo de São Paulo mantém o gabinete de crise mobilizado em torno das investigações e das medidas de precaução. Como resultado das fiscalizações, 9 estabelecimentos foram interditados até esta quinta-feira (2).
O número de prisões no ano subiu para 24 após a detenção de duas mulheres com 162 garrafas de uísque falsificadas no município de Dobrada, na região de Araraquara. As bebidas estavam sem documentação fiscal e possuíam rótulos desconhecidos no Brasil.
As operações, conduzidas em conjunto pelas secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça, têm caráter cautelar e investigam o possível envolvimento desses locais com a comercialização de produtos adulterados. As vistorias abrangem bares, adegas e distribuidoras em diferentes municípios.
No total, mais de mil garrafas foram apreendidas para análise nas operações desta semana. Nesta quinta (2), 1,8 mil lacres falsos foram apreendidos na capital e 162 garrafas de uísque e rótulos falsificados foram apreendidos em Dobrada, em Araraquara.
Além disso, foram localizadas 17,7 mil unidades em uma fábrica clandestina em Americana na terça-feira (30). Em Barueri, um lote de 128 mil garrafas foi lacrado nesta quarta-feira (1) por ausência de documentação. Somente em 2024, mais de 50 mil garrafas já haviam sido recolhidas pela polícia em ações de combate à falsificação de bebidas alcoólicas.
Numa das interdições nesta quinta (2), em M’Boi Mirim, houve a apreensão de seis caixas (60 garrafas) de vodka do mesmo lote apreendido na distribuidora de Barueri na quarta (1). Além disso, foram encontradas caixas abertas, rotulagem errada, e no espaço havia roedores, baratas, alimentos e água de coco vencidos e carne sem controle de temperatura.
A Secretaria de Estado da Saúde confirma 11 casos de contaminação por metanol no Estado de São Paulo, sendo um óbito, de um morador de São Paulo. Os casos em investigação passaram a 41.
A Secretaria ainda recomenda que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.
Casos
52 casos no total, sendo:
41 em investigação – 5 óbitos (três na capital paulista e dois em São Bernardo do Campo)
11 confirmados – 1 óbito na capital paulista
Situação de casos por região:
Capital: 35
Grande SP: 13
Interior e litoral: 4
Capital
São Paulo: 27 investigados e 8 confirmados = 35 casos
Grande São Paulo
São Bernardo do Campo: 9 investigados e 1 confirmado = 10 casos
Guarulhos: 1 investigado e 1 confirmado = 2 casos
Itapecerica da Serra: 1 confirmado = 1 caso
Interior e Litoral
Barrinha: 1 investigado = 1 caso
Limeira: 1 investigado = 1 caso
Santos: 1 investigado = 1 caso
São Vicente: 1 investigado = 1 caso
Estabelecimentos interditados
Nove estabelecimentos interditados cautelarmente pelas Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal.
Capital: Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins e Mooca, M’Boi Mirim
Grande SP: Osasco (2), São Bernardo do Campo (1) e Barueri (1)
Apreensões e lotes lacrados
15 milhões de selos, rótulos e etiquetas fraudados apreendidos em todo 2025
50 mil garrafas apreendidas em todo 2025 pela polícia em ações de combate à falsificação de bebidas alcoólicas
1,8 mil lacres falsos apreendidos na capital nesta quinta (2) na capital
162 garrafas de uísque e rótulos falsificados apreendidas em Dobrada nesta quinta (2)
128 mil garrafas lacradas em Barueri por falta de documentação nessa quarta-feira (1)
17,7 mil garrafas apreendidas em Americana pela polícia com indícios de falsificação em fábrica clandestina na terça-feira (30)
1.002 garrafas apreendidas durante as operações integradas nesta semana para investigação
Investigação criminal
5 inquéritos instaurados
3 departamentos da Polícia Civil envolvidos
24 prisões em 2025 relacionadas ao crime, sendo duas na segunda-feira (30) em Americana e mais 2 nesta quinta-feira (02) em Dobrada
SJC: Vice-governador, Felício Ramuth, vai virar cidadão joseense
Projeto de lei foi aprovado na Câmara na sessão desta quinta-feira (2)
Embraer entrega 62 aviões no 3º trimestre
Número é 5% maior que o mesmo período de 2024
Festa do Peão de Piracaia tem shows de Bruno & Barretto, Carreiro & Capataz e rodeio PBR
Evento tradicional no Circuito das Águas Paulista acontece entre 2 e 5 de outubro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.