Brasil

Governo anuncia auxílio de R$ 800 por desabrigado no Sul

Haverá recurso para recuperar municípios atingidos por ciclone

Escrito por Meon

08 SET 2023 - 18H02 (Atualizada em 08 SET 2023 - 18H13)

Maurício tonetto/Secom

Nesta sexta-feira (8), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, declarou que o governo federal está empenhado em diminuir os estragos causados pelo ciclone que deixou mais de 40 mortos no Sul do país. Ele ainda anunciou o envio de recurso para ajudar na recuperação dos municípios atingidos.

+ Leia mais notícias da Brasil

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

“A partir de hoje, o governo está liberando R$ 800 por pessoa. Isso é para a prefeitura. O critério é por pessoa atingida de cada município, mas o dinheiro vai ser transferido para o município, para ajudar os municípios a atenderem as famílias desabrigadas”, avisou.

As buscas entraram no seu quinto dia. Segundo o último boletim da Defesa Civil, o ciclone atingiu 85 municípios e, pelo menos, 46 pessoas desaparecidas. São 41 mortes confirmadas até o momento.

As medidas foram anunciadas após reunião entre ministros do governo Lula em Brasília. Entre as medidas, está o envio de kits com medicamentos para 15 mil pessoas e 20 mil cestas básicas. Aproximadamente, 450 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica também foram disponibilizados para auxiliar nos municípios.

No próximo domingo (10), os primeiros kits com alimentos serão entregues, durante a visita de Alckmin ao Rio Grande do Sul.

Alckmin deve ter mais reuniões para tratar sobre a crise até o fim do dia desta sexta-feira (8). Por hora, os ministérios envolvidos vão elaborar novas ações enquanto o esperam pelo envio de uma lista de necessidades feita pelo governo do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (6), Lula conversou por telefone com o governador gaúcho Eduardo Leite sobre a crise no estado. Depois, os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) sobrevoaram as áreas castigadas pelo ciclone.

O governo federal reconheceu o estado de calamidade em 79 municípios do Rio Grande do Sul – a medida agiliza os repasses de recursos do governo para o atendimento às vítimas e restabelecimento dos serviços essenciais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...