Brasil

IBGE vai abrir concurso com quase 10 mil vagas temporárias

Contratos terão duração inicial de um ano e pode ser prorrogado

Escrito por Rubens Baracho

11 NOV 2025 - 17H00

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai realizar um novo concurso público para a contratação temporária de cerca de 10 mil profissionais. Os contratos terão duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos, conforme a necessidade do órgão.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

De acordo com o IBGE, a seleção será organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e a aplicação das provas está prevista para janeiro de 2026, caso o cronograma seja confirmado.

As oportunidades serão para os cargos de agente de pesquisa e mapeamento e supervisor de coleta e qualidade, funções essenciais para a execução de levantamentos e pesquisas estatísticas em todo o país. A remuneração e outros detalhes do edital ainda não foram divulgados oficialmente.

Nos últimos concursos, as provas do IBGE cobraram questões objetivas de conhecimentos básicos e específicos. Entre as disciplinas mais recorrentes estão:

- Língua Portuguesa – interpretação de textos, ortografia, gramática e pontuação;

- Raciocínio Lógico e Matemática – operações, porcentagens, proporções, gráficos e tabelas;

- Geografia – com foco em território brasileiro, regionalização, demografia, clima, vegetação e economia;

- Conhecimentos sobre o IBGE e suas principais pesquisas, como o Censo Demográfico, PNAD Contínua e PPM;

- Noções de Ética no serviço público e Informática básica (uso do Windows, internet e planilhas).

Para o cargo de supervisor, o conteúdo costuma incluir ainda tópicos sobre gestão, liderança de equipes e planejamento de campo.

O último processo seletivo temporário do IBGE ocorreu em 2023, quando foram contratados 8,1 mil profissionais para atuar em pesquisas amostrais. No mesmo ano, o instituto também participou do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com 895 vagas efetivas.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.