Brasil

Inmet emite alerta de tempestades para o Sul

Riscos incluem corte de energia e alagamentos

Escrito por Meon

17 MAI 2024 - 09H26

Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "Perigo Potencial" para tempestades no Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, devido à passagem de um sistema frontal.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

As chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, podem alcançar até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo. Os riscos incluem corte de energia, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. O alerta é válido até sábado.

No Rio Grande do Sul, o MetSul prevê chuvas concentradas na metade norte, podendo chegar a 100 mm em algumas cidades da serra, o que pode elevar os níveis dos rios, embora não sejam esperadas inundações significativas. A previsão indica melhora no clima no sábado, mas com chance de instabilidades fracas e isoladas na serra e no litoral norte.

A Marinha do Brasil também emitiu um alerta de ressaca, com ondas de até 3 metros entre Mostarda (RS) e Florianópolis (SC), válido até sexta-feira.

Na região Sudeste, a onda de calor que persistia desde abril cedeu, mas as temperaturas continuam altas em algumas áreas. No Rio de Janeiro, a máxima prevista é de 35ºC, e em São Paulo, 31ºC, ambos sem previsão de chuva.

No Nordeste, o Inmet emitiu alertas para acumulado de chuvas na região metropolitana de Recife, mata pernambucana, mata paraibana, leste sergipano, leste potiguar, leste de Alagoas e Maranhão, com chuvas de até 50 mm por dia e baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

No Norte, pancadas de chuva são esperadas, com volumes entre 50 e 100 mm por dia no centro-norte do Amazonas e Pará, além de Roraima e Amapá. Alertas de "Perigo" foram emitidos devido aos riscos de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet também emitiu alertas de "Perigo Potencial" para chuvas intensas no nordeste e sudoeste do Pará, região metropolitana de Belém, norte e sul de Roraima, sul do Amapá e áreas do Pará e Amazonas, com volumes esperados de até 50 mm por dia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.