Por Conteúdo Estadão Em Brasil

Inscrições para o Sisutec começam na segunda-feira

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) começam na segunda-feira, 21. Alunos que terminaram o ensino médio interessados em concorrer a uma das 289.341 vagas disponíveis para cursos técnicos têm até esta sexta-feira, 18 para fazer o cadastro, gratuito, pela internet. Do total de vagas, 85% serão reservadas para estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública e para alunos de escolas particulares que ganhavam bolsas integrais.

Também é necessário que o aluno tenha participado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2013 e tenha recebido nota acima de zero na redação. A comprovação dos requisitos será feita no momento da matrícula. No momento da inscrição, o estudante pode fazer até duas opções de cursos.
O número de vagas é 20% superior ao que havia sido ofertado no segundo semestre de 2013. Naquela edição, o sistema havia reunido 239.792 vagas. Nesta versão, o maior número de postos autorizados são em instituições privadas: 247.888. Em seguida, estão instituições do sistema S (Senai e Senac) , com 30.996 vagas. As escolas públicas estão em terceiro lugar, com 10.457 vagas.
Os cursos que ofertam mais vagas são das áreas de ambiente e saúde, o equivalente a 32,17% do total. Em seguida, vem informação e comunicação, com 17,06% das vagas, gestão e negócios, com 14% e controle e processos industriais, com 11,6%.

Os resultados da primeira chamada serão apresentados no dia 29 de julho e as matrículas poderão ser feitas no dia 30 de julho e 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada dia 5 de agosto.

"O sistema é uma ótima oportunidade de profissionalização para aqueles que já concluíram o ensino médio, não foram selecionados no Enem e não participam do ProUni", afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim. "Cursos técnicos subsequentes são muito importantes para o estudante e para o País. Cursos técnicos são muito relevantes e precisam ser valorizados", completou o ministro.
Estudantes que não se encaixam no perfil prioritário e não tiverem feito o Enem podem se candidatar a vagas remanescentes. Essa etapa será realizada entre os dias 11 e 20 de agosto. O site para inscrição é http://sisutec.mec.gov.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.