Brasil

INSS libera consulta para verificar autorização de descontos

São várias opções para solicitar ressarcimento

Escrito por Meon

14 MAI 2025 - 14H23 (Atualizada em 14 MAI 2025 - 14H34)

Reprodução

A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas podem verificar se os descontos associativos aplicados em seus benefícios foram devidamente autorizados. A consulta está disponível no aplicativo e no site Meu INSS, acessando com CPF e senha, no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp !

Ao verificar a listagem, o beneficiário verá o nome da entidade e poderá confirmar se autorizou ou não o débito. Caso identifique cobranças indevidas, basta clicar em “Não autorizei o desconto”. O pedido será registrado automaticamente e as entidades terão até 15 dias úteis para responder à contestação.

O acompanhamento da solicitação pode ser feito pelos canais oficiais do INSS: Meu INSS (site ou app iOs ou Android) ou pela Central de Teleatendimento 135. Não há prazo limite para solicitar a verificação ou contestar os descontos, portanto, não há necessidade de pressa para realizar o procedimento.

Receba as notícias do dia - clique AQUI

Além disso, aposentados e pensionistas podem solicitar o ressarcimento de valores indevidos pelo próprio aplicativo ou site, de forma simples e rápida. A Central 135 também está disponível para essa finalidade, com atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para evitar longas esperas, a recomendação é ligar após as 16h ou aos sábados.

O INSS reforça que não realiza contatos por telefone, SMS, WhatsApp ou e-mail para tratar de reembolsos ou descontos associativos. Toda comunicação oficial é feita exclusivamente pelos canais do Meu INSS. O órgão também alerta sobre o aumento de golpes e orienta que beneficiários fiquem atentos às fontes oficiais, como o site gov.br/inss e redes sociais verificadas.

Em caso de dúvidas, o atendimento pelo número 135 continua sendo um canal seguro e confiável.

Leia mais notícias do Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.