A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um novo alerta nesta sexta-feira (26) sobre o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, com destaque para as internações por Influenza A. Segundo o Boletim InfoGripe, o crescimento tem sido registrado nas últimas seis semanas em 13 estados e no Distrito Federal.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Os estados em alerta são: Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
O estudo aponta que a principal causa de hospitalização continua sendo o vírus sincicial respiratório (VSR), que atinge principalmente crianças pequenas. Há também aumento de casos de rinovírus em crianças maiores e adolescentes. Já a Influenza A tem avançado em todas as faixas etárias, o que eleva a preocupação dos especialistas.
Entre os casos positivos de SRAG nas últimas quatro semanas, 56,9% foram provocados pelo VSR, 25,5% por rinovírus, 15,7% por Influenza A, 3,9% por Covid-19 e 1% por Influenza B. No total de mortes por causas respiratórias, o coronavírus ainda lidera com 35,7%, seguido da Influenza A (30,4%) e rinovírus (16,1%).
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, destaca que o momento é de reforçar os cuidados preventivos, como a vacinação contra a gripe e o uso de máscaras em ambientes com muitas pessoas. Ela lembra também da importância da etiqueta respiratória, como cobrir a boca ao tossir, evitar contato físico e manter a higiene das mãos.
Volkswagen Nivus GTS é lançado por R$ 174.990
Novo visual e mais tecnologia
Suspenso convênio do INSS com quem realizava descontos em aposentadorias
Medida visa interromper fraudes bilionárias
Americanos estão frustrados após 100 dias do 2º mandato de Trump
Pesquisa revela desconfiança generalizada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.