A Receita Federal vai liberar nesta quarta-feira (24), a partir das 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O pagamento deste lote será feito em 31 de maio mesmo dia que encerra o prazo para o contribuinte entregar da declaração deste ano, e o valor a ser pago é o maior da história: R$ 7,5 bilhões a 4,1 milhões de pessoas.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
Vão receber no primeiro lote do Imposto de Renda os contribuintes que têm prioridade legal: idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.
Para saber se a sua restituição está disponível e se você será um dos contribuintes que receberão o lote em valor recorde no dia 31 de maio, acesse esta página da Receita na internet, ou vá até a página principal da Receita Federal clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A página também apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC.
Para quem já entregou, mas ainda não receberá a restituição neste primeiro lote, é importante ficar de olho no lote da restituição, mas não apenas para se programar para quando a grana cair. A consulta do Imposto de Renda é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se você caiu na malha fina.
Se a Receita Federal identificou alguma pendência no imposto de renda, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas. Acompanhar o processo é outra forma de fugir dos sustos ou do clássico hábito de gastar o dinheiro que ainda nem caiu na conta.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para consultar quando vai receber a restituição do imposto de renda, vá ao site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clique em "Consultar a Restituição". Para a consulta simples, basta acessar este link e informar o CPF, ano do exercício da declaração (que é 2023) e a data de nascimento.
Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status da sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na 'malha fina'. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.
O que acontece com quem perde o prazo para entregar a declaração?
Quem não fizer a declaração dentro do prazo pode receber multa mínima de R$ 165,74, variando de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2023
1º lote da restituição - consulta em 24 de maio e pagamento dia 31
2º lote - 30 de junho
3º lote - 31 de julho
4º lote - 31 de agosto
5º lote - 29 de setembro
Serra Antiga da Tamoios terá bloqueio nesta terça (12)
Haverá passagem de veículo com carga especial
Trem de Natal da MRS passará pela RMVale
Localização poderá ser consultada em tempo real
Sabesp faz interrupção no abastecimento em São José
Serão finalizadas as interligações da nova adutora
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.