Por FolhaPress Em Brasil

Luiza Trajano reúne empresárias em movimento apartidário pró mulheres na política

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, lançou nesta terça-feira (10) uma carta compromisso para candidatas mulheres a favor de pautas escolhidas pelo Grupo Mulheres do Brasil, criado há sete anos pela empresária.

O objetivo da carta é dar visibilidade para as candidatas e aumentar a participação das mulheres na política.

Quem assinar a carta se compromete a apoiar os nove itens escolhidos pelo grupo como prioritários.

Entre eles está a defesa da liberdade de imprensa, luta contra qualquer tipo de discriminação, defesa dos direitos humanos, combate à violência contra a mulher, luta por educação e saúde pública de qualidade e sustentabilidade.

Até o momento, 555 mulheres já declararam o apoio à carta e vão receber visibilidade nas redes sociais do grupo nesta reta final das eleições. São 356 pedidos em processo de assinatura e 199 assinaturas concluídas.

As candidatas eleitas serão monitoradas durante o mandato para que cumpram a agenda do grupo.

"As premissas são obrigação. Se o partido de alguma delas votar contra alguma das premissas, a pessoa tem que votar a favor. A [deputada federal] Tábata Amaral ganhou pontos comigo quando não votou pelo partido", diz Luiza Helena, em referência à briga da deputada com o partido quando ela votou a favor da Reforma da Previdência, contrariando a indicação partidária.

Trajano afirma que o projeto é embrionário, mas que preferiu lançar agora para chegar mais maturado nas próximas eleições, para Câmara e Senado.

Segundo o Mulheres do Brasil, o objetivo é mudar o perfil do legislador. Atualmente, o Congresso é composto majoritariamente por homens brancos com mais de 60 anos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por FolhaPress, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.