O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde para que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, implemente o horário de verão no Brasil.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Lula solicitou que a decisão seja baseada exclusivamente em considerações técnicas e no quadro hídrico do país, e não em aspectos políticos. Essa decisão acontece em meio à pior seca dos últimos 94 anos, que tem levado a uma redução nos níveis dos reservatórios e represas.
Nos últimos anos, setores como restaurantes e hotéis têm defendido o retorno do horário de verão, argumentando que ele pode beneficiar a atividade comercial. Apesar disso, Lula vinha resistindo à ideia até agora. O cenário atual, no entanto, com a escassez de água e o aumento previsto no consumo de energia devido ao calor, fez com que o presidente reconsiderasse sua posição.
Nesta quinta-feira (19), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realiza uma reunião extraordinária para discutir um plano de contingência que visa evitar apagões no país até 2026. Um dos principais desafios enfrentados pelo setor elétrico é o "horário de ponta", que ocorre entre 18h e 19h, quando a demanda por energia é máxima. Durante esse período, a produção de energia solar cessa, e a produção eólica tende a ser reduzida devido à baixa intensidade dos ventos, que geralmente são mais fortes à noite e de madrugada.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.