Lula reclama da falta de diálogo sobre tarifas dos EUA

Presidente diz que governo americano não responde pedidos de contato

Escrito por: Da redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que ainda não conseguiu estabelecer contato com o governo dos Estados Unidos, a poucos dias da entrada em vigor da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

Em entrevista ao jornal americano The New York Times divulgada nesta quarta-feira (30/07), Lula destacou que pediu para iniciar conversas, mas, até o momento, “ninguém quer conversar”. O presidente não mencionou ter tentado falar diretamente com seu homólogo americano, Donald Trump.

Segundo a Secretaria da Presidência, as tentativas de diálogo estão sendo conduzidas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), pelo chanceler Mauro Vieira e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Após anunciar a tarifa, Trump afirmou, em 11 de julho, que poderia conversar com Lula “em algum momento, mas não agora”, reforçando a demora no diálogo entre as duas lideranças.

A imposição da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA ocorre em meio a um cenário de crescente tensão comercial entre os dois países. A medida tem gerado preocupação no setor exportador brasileiro, que teme impactos negativos nas vendas ao mercado norte-americano.

O governo brasileiro avalia as consequências econômicas da decisão e mantém a busca por um canal diplomático para negociar a reversão ou mitigação da tarifa. A situação destaca a complexidade das relações bilaterais e a importância do diálogo para evitar conflitos que possam prejudicar os interesses econômicos de ambos os lados.

Tags:destaqueLularotativoPublicado em: