Brasil

Manifestantes pró-Bolsonaro fazem saudação nazista em Santa Catarina

Caso aconteceu em frente ao batalhão do exército em São Miguel do Oeste

Escrito por Felipe Viana

02 NOV 2022 - 15H21 (Atualizada em 02 NOV 2022 - 15H46)

Reprodução/Redes Sociais

Em vídeo que circula pelas redes sociais, manifestantes bolsonaristas fizeram o sinal da saudação nazista. O caso aconteceu na cidade de São Miguel do Oeste e está sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Santa Catarina.

O grupo fez o gesto nazista durante bloqueio de uma estrada, em frente ao batalhão do exército e com diversas bandeiras e placas pedindo intervenção militar. No vídeo, centenas de pessoas aparecem com o braço estendido durante a execução do hino nacional.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FZRHExhymUn5bSqNIKqHyG

O gesto, historicamente chamado de ‘saudação romana’, passou a ser utilizado pelas ditaduras fascistas e nazistas na década de 30 e 40, principalmente na Itália e na Alemanha e até hoje ele é associado a estas vertentes. Alguns grupos extremistas o consideram uma saudação a bandeira.

No Brasil, qualquer apologia ao nazismo é crime e, segundo nota do MP-SC, que também investiga o caso “Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações serão encaminhadas para a promotoria de Justiça para que faça atribuição criminal, responsabilizando os envolvidos”.

Veja o vídeo do momento da saudação:

Fonte: Correio de Santa Catarina

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Viana, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.