O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança significativa nas regras de inscrição e seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. A partir da próxima edição, os candidatos poderão utilizar o resultado de qualquer uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 ou 2025 — para concorrer às vagas nas instituições públicas de ensino superior.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Segundo o MEC, será considerada a nota que gerar a melhor média ponderada de acordo com o curso escolhido, desde que o participante não tenha se inscrito como treineiro. A medida, publicada no Diário Oficial da União em 20 de outubro, consta no Edital nº 22/2025, que trata da adesão das universidades e institutos federais ao processo seletivo do Sisu 2026.
Período de adesão das instituições
As instituições públicas interessadas em participar do Sisu 2026 poderão formalizar sua adesão entre 27 de outubro e 28 de novembro, exclusivamente por meio do sistema Sisu Gestão. Cada instituição deverá ofertar no mínimo duas vagas por curso e turno, sendo garantida ao menos uma vaga para ampla concorrência, independentemente das políticas de cotas ou ações afirmativas adotadas.
Durante o período de adesão, as instituições poderão reabrir e alterar as informações do termo de participação, sendo consideradas válidas as condições mais recentes assinadas pelo representante legal no sistema.
O MEC reforça que as instituições só poderão aderir ao novo processo após concluírem a ocupação das vagas referentes à última edição do Sisu da qual tenham participado.
O edital completo está disponível na página do Sisu no Portal de Acesso Único do MEC.
Incêndio em Ilhabela quase atinge casas na Barra Velha
Bombeiros agiram rápido para conter o fogo
Sabrina Custódio brilha no Paraciclismo mundial
Joseense conquistou 4 medalhas e quebrou o recorde de sua categoria
Força-tarefa de poda de árvores continua em São José
Ação acontece nesta segunda (27) nas zonas sul e leste
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.