Brasil

Ministério da Fazenda projeta alta de 2,3% no PIB em 2025

Desempenho da agropecuária é destaque

Escrito por Meon

07 MAR 2025 - 19H30

O Ministério da Fazenda estima que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2025 terá uma expansão de 2,3%, com destaque para o setor agropecuário, que deve contribuir de forma significativa no início do ano. A Secretaria de Política Econômica (SPE) projeta uma alta robusta para o agro no primeiro trimestre, com taxas de crescimento de dois dígitos, impulsionadas pela demanda e pela expansão das atividades rurais.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Além disso, o setor de serviços deve seguir em alta, beneficiado pelo aumento do salário mínimo e pelo bom desempenho das atividades relacionadas ao agronegócio. No entanto, a SPE prevê que a contribuição do setor agropecuário para o PIB começará a diminuir a partir do segundo trimestre de 2025, à medida que outros setores da economia ganham força.

O desempenho de 2024 também foi positivo, com o Brasil registrando um crescimento de 3,4% no ano, refletindo o fortalecimento do mercado de trabalho e do crédito. O consumo das famílias foi outro motor do crescimento, com um avanço de 4,8% em 2024, comparado aos 3,2% de 2023. As importações também subiram expressivamente, com um aumento de 14,7% no período.

+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI

A Secretaria de Política Econômica ainda projeta um efeito estatístico positivo de aproximadamente 0,5% para o PIB de 2025. Esse efeito ajudará a consolidar o crescimento, mas o Ministério do Planejamento, através da ministra Simone Tebet, alerta para a necessidade de medidas de controle da inflação, dada a superação das expectativas iniciais para a economia em 2024.

+ Leia mais notícias do Brasil


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.