Nesta terça-feira (19), o Ministério das Mulheres anunciou o lançamento do Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, como parte das celebrações do Março das Mulheres: o #BrasilporElas. O plano visa prevenir mortes violentas de mulheres por questões de gênero e garantir direitos e acesso à justiça para as vítimas e suas famílias.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Com um investimento de R$ 2,5 bilhões, o plano contempla 73 medidas distribuídas em dois eixos: estruturante e transversal. O primeiro compreende três formas de prevenção à violência contra as mulheres: primária, secundária e terciária.
Na prevenção primária, o foco está na mudança de crenças e comportamentos para eliminar estereótipos, promovendo uma cultura de respeito e intolerância à discriminação. Isso inclui iniciativas como formação de líderes comunitárias e realização de oficinas de escuta nacional com mulheres.
Na prevenção secundária, são realizadas ações para intervir precocemente e evitar a repetição e agravamento da violência de gênero. Entre essas ações, estão repasses financeiros para serviços de acolhimento provisório de mulheres ameaçadas de violência doméstica e familiar.
Por fim, na prevenção terciária, o objetivo é reduzir os efeitos da violência e promover a garantia de direitos e acesso à justiça, contemplando áreas como saúde, educação, segurança, justiça e trabalho, entre outros.
Brasil gera quase 149 mil vagas com carteira assinada
Setor de serviços lidera contratações
Tarcísio sanciona lei que cria banco de dados de estupradores em SP
Cadastro reunirá informações pessoais, digitais e genéticas de condenados
Rússia diz que negociações dependem da Ucrânia e de ação dos EUA
Peskov afirmou que fim da guerra ainda depende de Kiev, do campo de batalha e da mediação americana
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.