O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, anunciou neste domingo (7) a inclusão do multibilionário Elon Musk entre os investigados do Inquérito das Milícias Digitais. Este inquérito tem como objetivo apurar a atuação criminosa de grupos suspeitos de disseminar notícias falsas em redes sociais para influenciar processos políticos.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Na mesma decisão, Moraes determinou a instauração de um "inquérito por prevenção" para investigar as condutas de Musk, que é o proprietário da rede social X (antigo Twitter), entre outras empresas. O ministro justificou a inclusão do empresário no Inquérito das Milícias Digitais devido à possível "dolosa instrumentalização criminosa" da rede social X.
Além disso, a abertura de um novo processo foi motivada pelas declarações recentes de Musk, como a promessa de liberar contas de usuários da X que foram suspensas por decisões judiciais brasileiras. Moraes classificou essa conduta como possível obstrução da Justiça e incitação ao crime em sua decisão.
O ministro proferiu sua decisão um dia após o multibilionário publicar nas redes sociais, a primeira de uma série de postagens criticando o ministro e o STF. Em sua sentença, Moraes sustenta que, “na data de 6 de abril”, o dono da X “iniciou uma campanha de desinformação sobre a atuação do STF e do TSE, reiterada no dia 7, instigando a desobediência e obstrução à Justiça, inclusive em relação a organizações criminosas”.
Formiga Digital chega a São José com foco em marketing estratégico e resultados reais
Agência premiada chega à RMVale com atendimento personalizado para empresas
INSS pode começar a devolver descontos ilegais a aposentados
Proposta prevê ressarcimento integral com correção
Hacker invade sistema e rouba mais de R$ 1 bilhão
Ataque à C&M Software pode ter causado o maior prejuízo cibernético da história do Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.