Novo salário mínimo começa a ser pago nesta quinta (1º)
Valor atual passa a ser de R$ 1.412

O novo salário mínimo nacional, de R$ 1.412, passa a ser pago a partir desta quinta-feira (1º). Embora já estivesse em vigor desde o primeiro dia de 2024, o valor do reajuste só é pago aos empregados após um mês trabalhado.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Com o reajuste para 2024, o mínimo terá um aumento de R$ 92 em comparação ao que foi vigente em 2023, que era de R$ 1.320. O valor calculado do mínimo considera a nova política permanente de valorização do salário mínimo do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A política prevê que o mínimo será corrigido pela inflação acumulada no período de 12 meses encerrado em novembro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais o crescimento do PIB de dois anos antes.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o reajuste do mínimo beneficiará 59,3 milhões de trabalhadores e resultará em um incremento da renda anual no montante de R$ 69,9 bilhões.
A entidade estima ainda que o governo – União, Estados e municípios – arrecadará R$ 37,7 bilhões a mais por causa do aumento do consumo atrelado ao salário mínimo maior.
Posts Relacionados

Anvisa manda recolher lote de anestésico após laudo apontar partícula estranha no medicamento

Confiança da indústria despenca seis pontos em novembro e atinge o menor nível desde 2020, aponta CNI

