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O Papel do SEO nas Redes Sociais: Como Otimizar seu Instagram

Técnicas aumentam a visibilidade e número de contas alcançadas

Escrito por Meon

31 JUL 2024 - 12H24 (Atualizada em 01 AGO 2024 - 13H29)

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Poucos sabem disso, mas o SEO não é uma estratégia exclusiva de mecanismos de pesquisa. Também dá para usar as técnicas de otimização em redes sociais, como o Instagram.

As plataformas de conexão possuem características e objetivas parecidas com motores de busca. É possível produzir conteúdo para alcançar um público amplo organicamente, por exemplo.

Além disso, há funções de pesquisa dentro das redes sociais. Os usuários podem buscar ativamente por perfis ou conteúdos. Assim como, receber sugestões do algoritmo. Ou seja, acontece o mesmo que no Google e Youtube.

Desse modo, você consegue adaptar tranquilamente as boas práticas de SEO para o perfil da sua marca. Ainda mais no Instagram, pois a rede social é a que mais favorece as relações comerciais.

O aplicativo tem mais de 2 bilhões de usuários ativos, proximidade maior entre os usuários, ferramentas de marketing e vendas altamente eficientes, e muito mais. Por isso, vale a pena otimizar seu perfil e conteúdos com técnicas de SEO.

Tenha uma excelente leitura!

Como otimizar seu Instagram com técnicas de SEO? 5 dicas!


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Como otimizar seu Instagram


Há um bom tempo, mecanismos de busca não são unanimidade para encontrar informações. Desde a ascensão das redes sociais, o público se divide entre ir ao Google ou acessar o Instagram, por exemplo.

Sendo assim, você deve melhorar o ranqueamento do seu perfil e publicações nas plataformas de conexão. Em função disso, vamos te mostrar abaixo 5 boas práticas de SEO para otimizar seu posicionamento no Instagram. Confira!

1. Crie uma bio atrativa

Quando entram em um perfil, as informações da biografia são a primeira coisa que os visitantes vão reparar. Isso porque, resumem a identidade de propósito de determinado profissional ou empresa no Instagram.

Então, para se diferenciar dos concorrentes, você deve montar uma bio organizada e atrativa. O espaço na funcionalidade é bem pequeno. São somente 150 caracteres para expressar quem você é e o que faz.

Dessa forma, a biografia precisa ser objetiva, clara e impactante. Ela tem que não só te apresentar, mas também convencer quem está chegando agora no perfil a virar um de seus seguidores na rede social.

Mas não para por aí. Uma bio bem desenvolvida ainda contribui para otimizar o alcance orgânico da conta. O algoritmo compreende melhor a proposta da marca na plataforma e passa a recomendá-la para usuários interessados em seu trabalho.

2. Compartilhe conteúdos de valor

Compartilhar conteúdos de valor com o público é o que embasa toda a estratégia de SEO no Instagram. A biografia atrativa e todas as outras boas práticas estão diretamente ligadas ao processo criativo do perfil.

Com isso, produza novas publicações com consistência. Elas devem ter fotos e vídeos de alta qualidade, fornecer informações relevantes, dar dicas práticas e inspirar todos com histórias cativantes, por exemplo.

Para manter uma boa frequência de posts, a melhor dica é desenvolver um cronograma e segui-lo à risca. Defina os temas, público-alvo, dias e horários de criação e compartilhamento, entre outros. Então, cumpra o que foi estabelecido.

3. Use palavras-chaves

Em todos os conteúdos escritos da marca no Instagram, palavras-chaves previamente selecionadas devem aparecer algumas vezes. São termos populares e específicos dentro do seu nicho de atuação.

Profissionais da área da saúde, por exemplo, podem usar palavras-chaves, como consulta, diagnóstico, causas, tratamento, exame, cuidados, nutrição, atividade física, bem-estar, qualidade de vida, entre outros.

Se desenvolverem textos a partir das palavras-chaves em questão, com certeza vão aumentar o engajamento do perfil. São termos que o público busca bastante quando vão atrás de informações do tipo e ajudam na segmentação do algoritmo.

4. Insira hashtags relevantes

Para filtrar a entrega das suas publicações, isto é, direcionar o algoritmo a mostrar seus conteúdos às pessoas certas, não há nada eficaz do que usar hashtags relevantes.

A técnica de SEO é a que mais influencia na segmentação do perfil. Por meio das hashtags, a inteligência artificial do Instagram separa os posts de acordo com o tema para recomendá-los somente aos usuários com algum nível de interesse.

Para funcionar, porém, as hashtags inseridas nas publicações precisam ser relevantes e específicas. Só coloque àquelas que são populares no nicho e não exagere na quantidade. 5 ou 10 hashtags já está de bom tamanho.

5. Escreva legendas persuasivas

O estilo de escrita usado em publicações de Feed, Stories ou Reels precisam ser ajustados para o SEO. É necessário quebrar os textos em diversos parágrafos curtos, por exemplo.

A ideia é que o conteúdo escrito se pareça uma persiana em vez de uma parede de tijolos. Ele deve ser espaçado para ser convidativo aos leitores e reter sua atenção até o fim.

Além disso, usar orações curtas e voz ativa também ajuda. Ambas mantêm o interesse dos visitantes e seguidores no texto, pois você vai direto ao ponto e evita “enrolações”.

Bônus: compre seguidores em um site confiável

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Compre seguidores em um site confiável


Pensa que acabou? Ainda temos uma dica bônus para você otimizar seu Instagram com o SEO: adquirir followers em um dos melhores sites para comprar seguidores brasileiros.

O serviço de engajamento impulsiona todos os números do perfil e aumenta significativamente seu alcance orgânico. Ou seja, o investimento torna as técnicas de SEO ainda mais importantes para seu crescimento na rede social.

De fato, muitos sites por aí oferecem seguidores falsos ou tentam aplicar golpes nos consumidores. Só que, também existem empresas sérias no mercado que realmente transformam seus resultados, a exemplo do ImpulsioneGram.



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