Orlando Luz e Rafael Matos garantem vaga no ATP Finals e quebram jejum de 43 anos do Brasil

Dupla gaúcha venceu na estreia do Masters 1000 de Paris e será a primeira 100% brasileira no torneio desde 1983

Escrito por: Sabine Baumann2 min de leitura
Orlando Luz e Rafael Matos
Orlando Luz e Rafael Matos

Os tenistas gaúchos Orlando Luz e Rafael Matos garantiram vaga no ATP Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada. A classificação veio nesta quarta-feira (4), com a vitória na estreia do Masters 1000 de Paris sobre o argentino Mariano Navone e o chileno Alejandro Tabilo, por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3).

Fim de um jejum de 43 anos

É a primeira vez desde 1983 que uma dupla 100% brasileira disputa o torneio. Naquele ano, Cássio Motta e Carlos Alberto Kirmayr jogaram a competição, então no formato eliminatório, e caíram na estreia. Hoje o ATP Finals é disputado em fase de grupos. A edição de 2026 começa em 15 de novembro, em Turim, na Itália.

Com a vitória em Paris, Luz e Matos chegaram a 3.997 pontos no ranking da temporada e ultrapassaram duas duplas que foram eliminadas no torneio francês. Nesta quinta (5), a partir das 7h (de Brasília), eles enfrentam os austríacos Lucas Miedler e Neil Oberleitner pelas oitavas de final.

Temporada de títulos

Em 2026, a dupla conquistou os ATPs 250 de Buenos Aires e Santiago, os Masters 1000 de Montreal e Cincinnati e o Challenger de Braunschweig.

Stefani no WTA Finals

O Brasil também terá representante no WTA Finals, a partir de domingo (8). A paulista Luisa Stefani joga ao lado da canadense Gabriela Dabrowski. A parceria lidera a temporada e estreia contra a chinesa Guo Hanyu e a francesa Kristina Mladenovic, que venceram as duas na final de Wimbledon.

Com informações da Agência Brasil.

Publicado em: